NOTÍCIAS: PREFEITO
JUIZ DE FORA - 20/5/2005 - 13:08

Prefeito recebe homenagem na comemoração ao Dia da Infantaria

Portal de Notícias PJF | Prefeito recebe homenagem na comemoração ao Dia da Infantaria | PREFEITO - 20/5/2005
O 10º Batalhão de Infantaria antecipou as comemorações pelo Dia da Infantaria, que oficialmente é celebrado em 24 de maio. Na manhã desta sexta-feira, dia 20, chefes militares, convidados, familiares de soldados e o prefeito Alberto Bejani estiveram presentes no Batalhão para reverenciar a memória do brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Infantaria. Na ocasião, o prefeito foi homenageado como Soldado Ilustre, por ter prestado serviço militar neste quartel.

De acordo com o tenente-coronel comandante da 10º Batalhão de Infantaria, João Denison Maia Correia, a homenagem ao prefeito de Juiz de Fora tem o objetivo de mostrar um exemplo de vida para os soldados que estão se formando. “A juventude de hoje está muito desacreditada. Por isso, é importante ressaltar pessoas de grande valor para a sociedade, como o prefeito Bejani.” Correia adianta que outras homenagens como Soldado Ilustre serão prestadas, ao longo do ano, a homens que serviram no Batalhão e hoje são tidos como exemplos de sucesso profissional, familiar, ou líderes em suas comunidades.

Em seu discurso durante o cerimonial, Alberto Bejani, emocionado, afirmou ser esta uma das mais importantes homenagens já recebidas em sua vida. “Me lembro com carinho do tempo que servia e participava das comemorações do 10º Regimento Militar (como era chamado o Batalhão). Foi aqui que aprendi a caminhar e levar uma vida correta.” Um quadro com a foto do prefeito ficará exposto no espaço Marechal Guilherme Xavier de Souza.

O 10º BATALHÃO DE INFANTARIA

A sede do 10º Regimento de Infantaria em Juiz de Fora foi criada em 1919. Em 1972, o regimento passou a se chamar 10º Batalhão de Infantaria. E, em dezembro de 1994, recebeu a denominação de Batalhão Marechal Guilherme Xavier de Souza. Em 1996, pelas tradições operacionais retratadas em sua história, o 10º BI foi base para a organização de uma Força de Paz para atuar em terras extracontinentais, cumprindo missão em Angola.

Atualmente, o 10º BI está organizado em duas companhias de fuzileiros e uma companhia de comando e apoio. Os seus quadros possuem um efetivo de cerca de 33 oficiais, 160 subtenentes e sargentos e 450 cabos e soldados. O serviço militar inicial promove, anualmente, uma renovação de aproximadamente 300 soldados.

DIA DA INFANTARIA

O Dia da Infantaria é uma homenagem ao brigadeiro Sampaio. Ele foi ferido três vezes na batalha de Tuiuti, na Guerra do Paraguai, no dia 24 de maio de 1866, mesmo dia em que nasceu. O Brasil integrava a Tríplice Aliança, junto com Argentina e Uruguai, e lutava contra a potência da época: o Paraguai.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação e Qualidade, pelo telefone 3690-7245.

11/5/2024 - SG
Nota de Pesar
10/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura instala vigas metálicas no Viaduto Roza Cabinda