NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 17/8/2009 - 18:42

Portal de Notícias PJF | Amigos do Patrimônio – Colégio do Carmo, IAB, Ultrimagem, Museu Ferroviário e MP são agraciados | FUNALFA - 17/8/2009
O Prefeito Custódio Mattos fez a entrega, nesta segunda-feira, 17, da quarta edição do Prêmio Amigo do Patrimônio. A cerimônia, que aconteceu no Anfiteatro João Carriço, serviu para homenagear as cinco instituições agraciadas com o título: Colégio do Carmo, representado por sua diretora administrativa, Irmã Maria das Graças Fernandes; Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo de Juiz de Fora, representado por Mauro Campello; empresa Ultrimagem, representada por seu diretor, Alexandre de Andrade Surerus; Museu Ferroviário de Juiz de Fora, representado pela diretora, Ana Maria Ribeiro de Oliveira e o Ministério Público de Minas Gerais.

Ao fazer a entrega das placas aos agraciados, o Prefeito Custódio Matos agradeceu o trabalho que as instituições contempladas tem feito por Juiz de Fora. “O município, por meio desta homenagem, sinaliza a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural da cidade”, afirmou o Prefeito.

O Superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, destacou que a Funalfa tem procurado criar uma política pública de preservação do patrimônio e agradeceu aos premiados, esperando que a ação desenvolvida por cada um deles inspire outras pessoas e instituições a investirem na preservação do patrimônio de nossa cidade.

Histórico dos agraciados:

Colégio Nossa Senhora do Carmo (Rua Dona Maria Helena Teixeira, 112, Santa Helena): Entidade educacional que está reformando um de seus imóveis, tombado pelo município. Na obra estão sendo mantidas as características arquitetônicas originais. Tal atitude serve de estímulo a outras ações de conservação de bens preservados.

Ultrimagem (Avenida Rio Branco, 3029, Centro): Premiada pela reforma do Castelinho dos anos 20 localizado na Avenida Rio Branco. Tombado pelo município em 2001, o imóvel permaneceu abandonado durante alguns anos, sendo alvo de vandalismo. Em 2007, a Ultrimagem iniciou a reforma do Castelinho, concluída em 2008. O prédio abriga a unidade avançada de diagnóstico em imagem da empresa, que manteve as características da fachada e detalhes internos como vitrais e piso.

Ministério Público de Minas Gerais – MP (Rua Santo Antônio, 990/408, Centro): Premiado por ter aberto Ação Civil Pública contra os proprietários do imóvel da Avenida Rio Branco, 3139, Centro, que estava em processo de tombamento. A ação, pioneira no município, é importante para desconstruir a sensação de impunidade nos casos de agressão ao patrimônio cultural e para respaldar a luta da sociedade em favor da memória do município.

Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/JF (Avenida Rio Branco, 3699/302, Centro): Recebe o prêmio por ter conseguido mobilizar a sociedade e a opinião pública em manifestação contra a demolição do imóvel em processo de tombamento, na Avenida Rio Branco; por ter pedido a abertura de Ação Civil Pública contra os proprietários do referido prédio e, ainda, por continuar no processo de esclarecimento da sociedade, por meio do Fórum de Preservação do Patrimônio.

Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2001, Centro): Premiado por desenvolver projetos que divulgam o acervo da unidade e despertam a consciência de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. É o caso da Oficina Dinâmica do Trem Bão, realizada gratuitamente em julho deste ano, para crianças com idade de seis a 10 anos. Os projetos reafirmam o papel do Museu como instituição educadora, seguindo a vertente “conhecer para preservar”.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.

10/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para auxiliar de corte e outras oportunidades
10/5/2024 - CGM
Corregedoria capacita servidores durante a Semana da Enfermagem do HPS