NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 2/4/2008 - 11:51

Lei Murilo Mendes - MPB ganha fôlego com “Noiteceu”, CD de Luizinho Lopes

Portal de Notícias PJF | Lei Murilo Mendes - MPB ganha fôlego com “Noiteceu”, CD de Luizinho Lopes | FUNALFA - 2/4/2008
Neste final de semana, a Música Popular Brasileira ganha mais um bom produto, carregado de mineiridade. É o lançamento do CD “Noiteceu”, do compositor, cantor e violonista Luizinho Lopes, que acontece sexta-feira e sábado, dias 4 e 5, a partir das 21h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). O disco, que tem a tiragem de mil unidades, foi produzido com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria de Política Social/Funalfa, e conta com o apoio da administração do prefeito Alberto Bejani.
Luizinho Lopes não gravava desde 2001 e tinha quase 40 músicas compostas, quando resolveu voltar aos estúdios. “A proposta para este CD era focar no tema ‘noite’”, diz o músico. O disco carrega traços de Minas, desde as letras, como na faixa “Em mim” (“E a solidão que ora sinto / abismos abissais / não é montanha após montanha / é algo mais / céu sobre as minas”), e também nas canções com a presença de uma percussão bem marcada da viola de dez cordas e do acordeom. Para o músico, o resgate de Minas na sua obra revela uma certa maturidade. “O escritor Leon Tolstoi já dizia: ‘Canta a tua aldeia e serás universal’. Este CD retoma o som que desenvolvi no meu primeiro disco, ‘Nem tudo que nasce é novo’, em 1990”.

“Noiteceu” traz 15 canções de autoria do próprio artista, sendo cinco delas parcerias do compositor com os premiados escritores mineiros Iacyr Anderson Freitas e Luiz Ruffato, além do jornalista e escritor paulistano Zé Edu Camargo e da compositora e cantora carioca Luhli. A palavra é lapidada neste CD, e Luizinho Lopes revela uma influência direta da literatura. “Alguns autores me marcaram. O mineiro Guimarães Rosa tem esse cuidado com a palavra. Outros escritores, como João Cabral de Melo Neto e Gabriel García Márquez também tiveram grande importância”, revela o músico. Luizinho ainda relembra em uma composição o tema do romance “Crime e Castigo”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski.

As parcerias extrapolam a composição das músicas. Participam desse disco as cantoras Tânia Bicalho e Luhli, além do cantor Renato Braz e do Coral da UFJF. O disco ainda tem co-produção e arranjos do maestro e pianista Roberto Lazzarini, e um time de músicos em diversas faixas, como Toninho Ferragutti (acordeom), Bré (percussão), Sizão Machado (contrabaixo), Fabrício Conde (viola), Daniel Drummond (guitarra) e Paulo Garfunkel (flauta).

No show deste final de semana serão tocadas dez músicas de “Noiteceu”, três do CD anterior, “Sertão das Miragens” (que teve tiragem de 1.500 cópias, também pela Lei Murilo Mendes), além de uma canção inédita. “Depois de um longo período sem compor, criei ‘Lua do anoitecer’, há duas semanas, e ela já está ensaiada para este show”, antecipa Luizinho. O lançamento contará com as participações especiais de Renato Braz, Roberto Lazzarini, Toninho Ferragutti, Bré, Luhli, Denilson Santos, Tânia Bicalho, Andréa Gomes, Fabrício Conde, Daniel Drummond, Cazé, Salim, Berval Moraes, Neli Aquino e o Coral da UFJF. A entrada custa R$ 20 (ou R$ 10 a meia-entrada), e pode ser adquirida no CCBM, na Avenida Getulio Vargas 200, Centro.

Contatos com o músico Luizinho Lopes pelo telefone (32) 8812-8427.

*Outras informações com a Assessoria de Imprensa da Funalfa pelos telefones 3690-7044 / 7045.

16/5/2024 - SMU
SMU divulga o esquema de ônibus para a Festa Country nesta sexta-feira, 17 e sábado, 18
16/5/2024 - SESUC
“Nossa Escola” estreia teatro de fantoches