Gettran, Polícia Militar e Conselho Municipal de Segurança no trânsito realizam blitz educativa
A Agência de Gestão do Transporte e Trânsito (Gettran/JF), a Polícia Militar e o Conselho Municipal de Segurança no Trânsito (Comset) realizam uma blitz educativa nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24. A mensagem principal da iniciativa é um slogan antigo e conhecido: “Se beber não dirija”. Nesta quinta-feira, dia 23, a blitz será realizada próximo ao Posto Policial do Bairro Grama, na Avenida Juiz de Fora, entre 8h e 11h. Na sexta-feira, dia 24, no mesmo horário, a blitz acontece na Avenida Deusdedith Salgado, próximo ao Salvaterra.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) metade dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que dirigem alcoolizados. Em Juiz de Fora, estima-se que 27% dos acidentes são causados por motoristas alcoolizados. A Gettran/JF participa desta campanha seguindo determinação da administração Alberto Bejani visando proporcionar um carnaval tranqüilo para o folião juizforano.
Quando ingerido, o álcool entra imediatamente na corrente sanguínea, depois afeta o cérebro, por isso a mudança de humor, que é diferente para cada pessoa. O grande problema é que a maioria das pessoas acha que bebeu um pouquinho só e que vai conseguir dirigir bem. Engano. O álcool é um agente depressor do sistema nervoso, o que implica em defasagem das funções motoras, mesmo que a pessoa não perceba. A perda gradual dos reflexos acontece em um ritmo imperceptível e é fácil passar dos limites sem notar.
Dirigir bêbado é crime de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O nível de tolerância para uma pessoa que consumiu bebida alcoólica durante o teste do bafômetro é de 0,6 gramas por litro de sangue. A punição é a perda de sete pontos na carteira de habilitação e o direito de dirigir suspenso, sendo aplicada multa de R$957,70.
O efeito do álcool no organismo
Até 0,16 g/l – Zona de tolerância fisiológica. Nenhum efeito aparente. Nenhum risco.
De 0,16 a 0,12 g/l – 20% dos condutores já não estão seguros de si.
0,2 a 0,3 g/l - As funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade é prejudicada.
0,3 a 0,5 g/l – O grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando sensação de calma e satisfação.
0,5 a 0,8 g/l – Reflexos retardados, dificuldades de adaptação da visão à diferenças de luminosidade, superestimação das possibilidades e minimização de riscos e tendência à agressividade.
0,8 a 1,5 g/l – Dificuldades de controlar o veículo, incapacidade de concentração e falhas na coordenação neuromuscular.
1,5 a 3,0 g/l – Embriagues, torpor alcoólico, dupla visão.
3,0 a 5,0 g/l – Embriaguez profunda.
5,0 g/l – Coma alcoólico.
*Outras informações com a assessoria da Gettran pelo telefone 3690-7380.