

Juiz de Fora terá um sábado dedicado à cultura, à convivência e ao respeito às diferenças. Neste sábado, 12, a Praça da Estação recebe a V Feira da Diversidade Religiosa e a V Feira Cultural dos Migrantes e Refugiados, das 9h às 18h. A programação é gratuita e aberta ao público, com atrações que valorizam diferentes tradições, saberes e expressões culturais presentes no município.
Durante o evento, o público poderá conhecer diferentes culturas, experimentar sabores, conferir artesanatos, acompanhar apresentações e conhecer histórias e tradições das comunidades religiosas, migrantes e refugiadas que integram a sociedade juiz-forana.
Promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), do Comitê Municipal de Respeito à Diversidade Religiosa (CDR/JF) e do Comitê Municipal para Migrantes e Refugiados (Comitê Migrantes-JF), as iniciativas transformam a Praça da Estação em um espaço de convivência e diálogo entre diferentes histórias, tradições e formas de expressão.
De acordo com a coordenadora do CDR/JF, Flávia Beghini, a Feira da Diversidade Religiosa reafirma o compromisso com a liberdade de crença e de não crença, o respeito às diferentes tradições religiosas e o enfrentamento à intolerância.
“Mais do que apresentar diferentes manifestações de fé, a iniciativa cria oportunidades para o diálogo e para o reconhecimento de que a diversidade faz parte da construção de uma sociedade democrática e de direitos.”
Já a coordenadora do Comitê Migrantes-JF, Victoria Sabatine, destaca que a Feira Cultural dos Migrantes e Refugiados valoriza as trajetórias de pessoas que chegaram a Juiz de Fora vindas de diferentes partes do mundo e que hoje também integram a identidade do município.
“O evento proporciona ao público a oportunidade de conhecer culturas, histórias, sabores e tradições trazidas por essas comunidades, fortalecendo a integração e a convivência.”
Ao reunir as duas feiras no mesmo espaço e no mesmo dia, a SEDH amplia a proposta de promover o diálogo e a convivência entre diferentes grupos, reforçando que a diversidade é também uma oportunidade de troca, aprendizado e construção coletiva.