

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou o balanço dos primeiros seis meses do ano do Programa Terra Boa. Entre janeiro e junho, a iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), entregou mais de 12 toneladas de composto orgânico para o fortalecimento da agricultura regional. No total, 43 produtores rurais da região já foram diretamente atendidos no período.
O composto é feito a partir de resíduos de podas de árvores e de grama recolhidos nas vias públicas da cidade. O resultado consolida o sucesso da política pública de apoio ao produtor, que completará em setembro um ano de funcionamento com impactos positivos na produtividade e na sustentabilidade do campo.
“O intuito do Terra Boa é fortalecer a agricultura familiar, dando acesso a esse insumo e ainda promover a sustentabilidade ao transformar resíduos verdes em adubo de qualidade para os agricultores, melhorando a produtividade no campo e permitindo a transição agroecológica. É fundamental destacar que, desde o início do projeto, em setembro de 2025, nós entregamos o composto todos os meses, sem interrupção, o que garante a continuidade do trabalho”, ressaltou a secretária da SDA, Valdeane Cerqueira.
O coordenador do Departamento de Parques e Jardins da Empav, Isael Lopes, complementa que o objetivo é transformar resíduos em recursos que geram benefícios concretos: "Diariamente, nossas equipes recolhem toneladas de resíduos de podas e roçadas que, se fossem para o aterro sanitário, gerariam gastos com transporte e ocupariam espaço. Com o Terra Boa, transformamos esse 'passivo' em um 'ativo ambiental' por meio da compostagem realizada no Horto Florestal. O resultado do reaproveitamento é um adubo natural de alta qualidade que retorna para as nossas praças, jardins e é utilizado pelos agricultores na produção de alimentos. Com isso, reduzimos o uso de fertilizantes químicos caros, economizamos o dinheiro público e aplicamos, na prática, o conceito de economia circular e sustentabilidade."
A produtora Marinalva de Castro, de Juiz de Fora, usa o composto e destacou: "Eu tenho usado o composto para forração e, olha, está sendo muito bom. Eu tinha plantado umas frutíferas e vi como elas reagiram, como elas cresceram e como ficaram bonitas. Nesse mês passado, por exemplo, a minha jabuticabeira estava com frutos e cheia de flores. Na horta eu também gostei muito. Misturei o composto com esterco de galinha e de gado e apliquei. Mas tenho usado mais para a forração das plantas. Então, está sendo uma experiência muito boa”.
“Estamos trabalhando com o composto da Prefeitura desde o ano passado, estamos muito satisfeitos com o resultado, traz muitos benefícios, porque, além de ser um material que retiramos gratuitamente, ele agrega na qualidade das nossas plantas. É rico em matéria orgânica, melhorando tanto as condições físicas quanto químicas”, destacou a produtora e agrônoma Fernanda Gonzalez.
Inscrições abertas
A próxima retirada do composto orgânico será realizada no dia 27 de julho, das 9h às 15h, no Horto Florestal, localizado na Estrada Athos Branco da Rosa, 1436, no Bairro São Benedito. As inscrições podem ser feitas via formulário online ou presencialmente no próprio dia da retirada.
Podem se inscrever, produtores rurais de Juiz de Fora e também dos municípios de Goianá, Pedro Teixeira, Ewbank da Câmara, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde.