Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 23/2/2026 - 11:52


13. Ação contra a Mudança Climática

Juiz de Fora registra o fevereiro mais chuvoso da história



Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora registra o fevereiro mais chuvoso da história | PREFEITURA - 23/2/2026
O mês de fevereiro de 2026 já se configura como o mais chuvoso da história de Juiz de Fora. Até as 10h desta segunda-feira, 23 de fevereiro, foram registrados 460,4 milímetros de chuva no município. O recorde anterior era de fevereiro de 1988, quando o acumulado atingiu 456 milímetros.

O volume registrado neste mês corresponde a 270% do total esperado para fevereiro, ou seja, 1,7 vez a mais do que a média histórica para o período. De acordo com a Defesa Civil, a previsão era de 170,3 milímetros para todo o mês. O número de atendimentos realizados pelo órgão também alcançou patamar inédito: 432 registros, superando as 352 ocorrências contabilizadas em fevereiro de 1988.

Somente neste domingo, 22, na região do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, o acumulado chegou a 70 milímetros em apenas uma hora, o equivalente a quase 42% da média prevista para todo o mês. O episódio se soma ao volume expressivo registrado na quinta-feira anterior, de magnitude semelhante, além das precipitações intensas ocorridas no início de fevereiro. Antes mesmo do temporal de domingo, o acumulado mensal já estava 170% acima do esperado.

A concentração de chuva em curto intervalo, especialmente na região da Cidade Alta, provocou inundações e alagamentos nos bairros Democrata e Mariano Procópio. Na Rua Feliciano Pena, o nível da água atingiu cerca de um metro na área externa, invadindo residências. Em um intervalo de duas horas, os acumulados foram de 81 milímetros na Cidade Universitária; 70,2 milímetros no Ipiranga; 49,2 milímetros no Centro; 43,3 milímetros no Milho Branco; e 41,8 milímetros no Monte Castelo.

Desde a madrugada desta segunda-feira, 23, equipes da Prefeitura atuam na mitigação dos danos e na limpeza das vias afetadas. Além da Rua Feliciano Pena, há frentes de serviço na Rua Benjamin Guimarães e em outras vias do Democrata, bem como no bairro Santa Luzia. As ações incluem limpeza, desobstrução de dispositivos de drenagem e demais intervenções necessárias para garantir a segurança da população e a normalização das áreas impactadas.

Prevenção e longo prazo 

A Prefeitura de Juiz de Fora reforça que realiza ações permanentes para reduzir a ocorrência de inundações e alagamentos no município. O Rio Paraibuna e os córregos locais recebem serviços periódicos de capina e limpeza, inclusive durante o período chuvoso. Na estiagem, o Rio Paraibuna passa por desassoreamento, com o objetivo de melhorar a capacidade de vazão.

O Município também mantém rotina contínua de limpeza de bocas de lobo. Apenas em 2025, foram realizados mais de dois mil atendimentos, com a retirada de aproximadamente 250,7 toneladas de resíduos. No mesmo ano, foram implantados mais de 5 mil metros de novas redes de drenagem pluvial.

Com foco em soluções estruturantes, a Prefeitura instituiu o programa Juiz de Fora +100, que prevê obras de macrodrenagem em diferentes regiões da cidade. Três projetos foram contemplados pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Duas intervenções — nos bairros Industrial e Santa Luzia — encontram-se em fase de licitação. O projeto referente ao córrego São Pedro, que beneficia especialmente os bairros Mariano Procópio e Democrata, está em fase final de preparação para abertura de licitação.

As três obras somam investimento superior a R$ 500 milhões. O modelo licitatório prevê a elaboração dos projetos executivos e a execução das obras de forma integrada. A previsão é de conclusão até dezembro de 2028.

Como medidas complementares, a Prefeitura já executou intervenções relevantes nos últimos anos. Em 2024, foi concluída, no Bairro Industrial, a construção do dique junto ao Rio Paraibuna, estrutura que tem contribuído para evitar que a elevação do nível do rio atinja a Avenida Brasil. A sobreposição da cheia do Paraibuna com o transbordamento do córrego Humaitá historicamente agravava os danos na região. Também foram finalizadas obras de drenagem na região da Rua Cesário Alvim, reduzindo a formação de enxurradas e contribuindo para a preservação do pavimento das vias locais.

 




 IMPRIMIR 
25/5/2026 - MEIO AMBIENTE
“Por Juiz de Fora”: evento multissetorial irá propor políticas de resiliência urbana para a cidade
25/5/2026 - PREFEITA
Com o tema “Juiz de Fora: uma energia que nunca para”, PJF anuncia calendário de eventos do aniversário de 176 anos da cidade
25/5/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenções nas regiões Sudeste e Leste para melhorias no abastecimento de água nesta terça-feira, 26
25/5/2026 - SS
Operação da Vigilância Sanitária identifica irregularidades em drogarias; venda de medicamentos controlados é interditada
25/5/2026 - SEDIC
Vagou JF inicia a semana com 70 novas oportunidades de emprego
25/5/2026 - SDA
Circuito de Eventos Agropecuários 2026 de Juiz de Fora começa em junho com 14 festividades confirmadas
25/5/2026 - SS
Casos de Hepatite A têm queda de mais de 88% em Juiz de Fora; Prefeitura reforça orientações de prevenção
25/5/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça compromisso com gestão sustentável de resíduos em evento promovido pela UFJF
22/5/2026 - SDA
Inscrições abertas para oficina sobre pasteurização na produção de leite e derivados
22/5/2026 - SEDIC
Com Selo Diamante do Sebrae, Sala do Empreendedor de Juiz de Fora atinge reconhecimento máximo no país
22/5/2026 - SEDIC
Mais de 700 pessoas participam do Espaço Emprego JF em busca de oportunidades e qualificação
22/5/2026 - SAS
SAS realiza capacitação sobre Cadastro Único para trabalhadores do SUAS
22/5/2026 - SS
Vigilância Sanitária apreende alimentos impróprios e determina interdição em mercado no São Mateus
22/5/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe premiado “Brasiliana” em sessão gratuita no Cinema Alameda
22/5/2026 - SEL
Confira os jogos da Copa Prefeitura de Futsal 2026 na próxima semana
22/5/2026 - DEMLURB
Demlurb amplia coleta conteinerizada para a Região Sul de Juiz de Fora
22/5/2026 - SS
Combate à dengue chega ao condomínio Estrela Alta e diversas regiões nesta sexta, 22
22/5/2026 - SEL
Via São Pedro recebe domingo de lazer com esporte e atividades para toda a família
22/5/2026 - SS
Vigilância Sanitária abre inscrições para curso de boas práticas em serviços de alimentação
22/5/2026 - SAS
Cras Sudeste Costa Carvalho promove roda de conversa sobre sexualidade na terceira idade
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora