

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria de Turismo (Setur), juntamente com o vice-prefeito Marcelo Detoni, realizou uma reunião estratégica com as comissões organizadoras para definir as diretrizes do Circuito de Eventos Agropecuários de 2026 na última sexta-feira, 6. Os tradicionais Torneios Leiteiros e Encontro de Cavaleiros e Amazonas começarão em maio com previsão de ocorrer em 14 localidades rurais. As inscrições definitivas para a realização dos eventos serão disponibilizadas após o Carnaval.
Na reunião foi reforçado o cumprimento do regulamento por parte das Comissões que, neste ano, intensifica o compromisso com a pecuária leiteira:
Mínimo de animais: Cada localidade deve apresentar, no mínimo, seis vacas e três novilhas para a realização do torneio.
Registro dos animais: O prazo para o registro dos animais termina 30 dias antes do início de cada torneio local.
Bem-estar animal: Cada animal poderá participar de apenas um evento dentro do circuito anual.
A PJF assegurou, como todo o ano, que destinará a infraestrutura aos eventos inscritos, mantendo o padrão de execução do ano anterior para garantir a continuidade da qualidade oferecida ao público e aos produtores. Além disso, o suporte financeiro contará com a execução de emendas parlamentares destinadas ao fomento do setor.
Em sua fala, o vice-prefeito, Marcelo Detoni destacou a importância das associações seguirem o regulamento e principalmente a execução das emendas. “Para o cumprimento da legislação federal, é preciso que cada associação se dedique e esteja rigorosamente em dia com suas obrigações legais para que cada evento seja um sucesso com total segurança jurídica”.
As comissões organizadoras devem estar atentas aos prazos legais: o alvará de funcionamento e a documentação completa do evento precisam ser entregues à administração municipal com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data de início prevista.
De acordo com a secretária da SDA, Valdeane Cerqueira, “com o planejamento antecipado, a expectativa é fortalecer ainda mais a pecuária leiteira local e promover o lazer nas áreas rurais de Juiz de Fora. Precisamos avançar na qualidade técnica e mostrar à população a importância do trabalho dos nossos produtores que mantém o campo vivo e produtivo."
Essa ação da Prefeitura integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 8 (#ODS8) - Trabalho Decente e Desenvolvimento Econômico e 2 (#ODS2) - Fome Zero e Agricultura Sustentável.