Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 6/10/2022 - 11:27



PJF realiza dia D da Vacinação Antirrábica Animal na Zona Urbana



Portal de Notícias PJF | PJF realiza dia D da Vacinação Antirrábica Animal na Zona Urbana | SS - 6/10/2022

Em busca de manter a raiva afastada do município, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Urbana. No próximo dia 15 de outubro, de 8h às 17h, os tutores podem levar seus bichinhos a 86 postos de vacinação especiais espalhados pelo município. Você confere os endereços abaixo no anexo.
 

A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos, a partir de três meses de idade, sendo recomendada uma dose ao ano. A vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença. Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, em função destes animais serem principais transmissores da raiva para o ser humano. Recomendamos aos proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos que adquiram a vacina e realizem a vacinação de todos os seus animais, uma vez que a raiva é uma doença transmitida por mamíferos.
 

Em relação à situação epidemiológica da doença no município, cabe destacar que não registramos casos de raiva em cães e gatos desde o ano de 1998. Em contrapartida, são registrados casos de raiva em bovinos e equinos, frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos hematófagos.
 

Segundo o médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, José Geraldo de Castro Júnior, “tal situação nos leva a atribuir, empiricamente, o fato de não registrarmos casos de raiva em cães e gatos às abrangentes campanhas de vacinação que o município realiza, há vários anos. Infelizmente, alguns proprietários de bovinos e equinos ainda não vacinam seus animais, permitindo que os mesmos fiquem expostos à circulação viral, e ao aparecimento de casos clínicos”.
 

A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos, cabendo destacar que a transmissão ao homem também pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural. A transmissão ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função do vírus estar presente na saliva dos animais contaminados.
 

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.
 

Confira a relação dos locais de vacinação no anexo
 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"


 







 IMPRIMIR 
10/3/2026 - SMU
Ônibus urbanos retomam itinerário pela Estrada União Indústria nesta quarta-feira, 11
10/3/2026 - SS
Confira os bairros que estão na rota semanal dos Agentes de Combate às Endemias
10/3/2026 - SEL
SEL divulga novas datas da 10ª Corrida Tecnobit Informática e orientações sobre inscrições
10/3/2026 - SE
Equipes do Ministério da Educação realizam visita técnica à Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora
10/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para auxiliar fiscal/contábil e outras oportunidades de emprego
10/3/2026 - PROCON
No mês da mulher, Procon realiza primeiro encontro feminino “Meu valor não tem preço: Finanças, foco e feminilidade”
10/3/2026 - SDA
Inscrições abertas para realização do Circuito de Eventos Agropecuários de 2026
10/3/2026 - PROCON
Procon/JF solicita à Febraban suspensão temporária de dívidas bancárias para vítimas da enchente
9/3/2026 - FUNALFA
Credenciamento de pareceristas para o setor cultural termina no próximo dia 22
9/3/2026 - PREFEITURA
Saque Calamidade do FGTS já movimentou mais de R$ 60,64 milhões na economia de Juiz de Fora
9/3/2026 - MEIO AMBIENTE
Parque da Lajinha reabre nesta terça-feira, 10, com restrições em algumas áreas
9/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Encarregado Operacional e outras oportunidades de emprego
9/3/2026 - CESAMA
Cesama mantém sistema de abastecimento estável e segue em trabalho conjunto com a Defesa Civil
9/3/2026 - SEL
JF Esporte Cidadania retoma atividades após suspensão temporária em função das chuvas
9/3/2026 - PROCON
Procon realiza palestra sobre educação financeira para trabalhadores da Picorelli Transportes
9/3/2026 - SMU
Retomada da cobrança da tarifa para estacionamento nas áreas de rotativo pago
9/3/2026 - SEL
Parque Municipal será reaberto ao público nesta terça-feira, 10
9/3/2026 - PREFEITA
Comitiva ministerial visita áreas atingidas pela tragédia e anuncia recursos para Juiz de Fora
9/3/2026 - SEL
PJF prorroga inscrições do Bolsa Atleta 2026 até 17 de março
7/3/2026 - SS
Vacimóvel atuará em mais sete bairros no mês de março; confira o calendário
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2

Razão Social: Municipio de Juiz de Fora
E-mail: institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02