NOTÍCIAS: SEPPOP
JUIZ DE FORA - 12/8/2022 - 17:19

Portal de Notícias PJF | Projeto Territórios da Cidadania expande a sua atuação para distritos de Juiz de Fora | SEPPOP - 12/8/2022

Nesta semana, as equipes do programa Territórios da Cidadania visitaram os distritos de Sarandira e Caetés de Minas como parte de uma iniciativa de expansão das pesquisas para áreas de campo de Juiz de Fora. Desde março, 139 microterritórios vulnerabilizados da cidade já foram percorridos. Implementado em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a garantia de direitos, tornando a cidade um lugar melhor para todos e todas.

Articulada com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a expansão na área de atuação do projeto tem a finalidade de entender as diferentes dinâmicas estabelecidas em territórios localizados nas regiões mais afastadas dos centros urbanos. “É importante analisarmos o conjunto das condições urbanas e de infraestrutura, pois a produção e comercialização de produtos agropecuários está diretamente relacionada à qualidade de vida da população local. Seja na condição de trabalhadores do setor agropecuário ou de consumidores dos produtos regionais, a qualidade de vida da população é um fator determinante para o desenvolvimento socioeconômico local”, afirma a secretária da Seapa, Fabiola Paulino da Silva. “Portanto, compreender a qualidade das estradas, do transporte público, as condições de saneamento básico e o acesso da população local aos equipamentos públicos de saúde e educação significa pensar as produções agrícolas e pecuárias de forma sustentável, colocando no centro do processo produtivo os cidadãos e cidadãs”.

Para o secretário Martvs das Chagas, da Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), idealizadora do projeto, “incorporar os distritos ao Programa Territórios da Cidadania é reconhecer as demandas específicas destes territórios. Assim como os outros 139 microterritórios visitados, estas comunidades precisam ser visibilizadas e ter suas especificidades reconhecidas. O Territórios  da Cidadania amplia sua presença na cidade reforçando seu papel como instrumento de gestão”.

A pesquisa

A primeira metodologia aplicada nos territórios é conhecida como Mapa Rápido Participativo (MRP), uma pesquisa qualitativa que busca levantar dados primários sobre as condições de regiões vulnerabilizadas da cidade. Os dados são coletados a partir da observação do espaço e de breves entrevistas com moradores, abordando temas ligados à infraestrutura, habitação e serviços públicos.

As informações produzidas são transformadas em indicadores que permitem comparar territórios a partir de uma mesma métrica, estabelecendo parâmetros que direcionem as intervenções necessárias e priorizações de investimento.

A segunda fase do programa, que tem início em setembro, consiste na aplicação do Perfil Socioeconômico, uma pesquisa domiciliar por amostragem que busca compreender as principais características demográficas e socioeconômicas da população, bem como sua percepção em relação à prestação de serviços públicos e sua qualidade de vida nesses espaços.

Os resultados do programa Territórios da Cidadania são uma ferramenta essencial de planejamento e gestão, auxiliando no processo de formulação de políticas públicas, integração dos investimentos e na superação das desigualdades territoriais, melhorando a qualidade de vida de milhares de juizforanos e juizforanas.

20/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade marca o lançamento do Nossa Escola no Santa Efigênia
20/5/2024 - SAS
Cras Móvel chega em Benfica no sábado, 25