Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 10/11/2015 - 18:44



Alunos do Colégio de Aplicação João XXIII fazem visita guiada ao Cemitério Municipal



Portal de Notícias PJF | Alunos do Colégio de Aplicação João XXIII fazem visita guiada ao Cemitério Municipal | SO - 10/11/2015
Entre passagens estreitas de um túmulo a outro, alunos do Colégio de Aplicação João XXIII realizaram, na tarde desta terça-feira, 10, uma volta ao passado, quando ouviram e “reviveram”, através da memória, episódios marcantes que fazem parte da história de Juiz de Fora. A visita ao Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida fez parte de um projeto que possibilita aos estudantes descobertas históricas, arquitetônicas e políticas sobre a cidade.

Além da professora de História do colégio, Edylaine Eiter, o historiador e funcionário da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Fabrício Fernandes, e a estudante de História, Aline Medeiros, trabalharam com os estudantes temas relacionados à criação do cemitério, aliados à fundação de Juiz de Fora, bem como as personalidades ali sepultadas, que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Visitas a jazigos, como o do fundador da cidade, Henrique Guilherme Fernando Halfeld, de Bernardo Mascarenhas e de Moraes e Castro fizeram parte do cronograma de atividades. Para Edylaine, o projeto promove, nestes encontros em locais históricos, uma proximidade dos alunos com o próprio passado e a identidade da cidade: “Essa visita possibilita a cada um deles a percepção da grandiosidade do próprio cemitério, que foge da ideia funesta que temos do local. É possível entender que aqui existe arte, cultura e essa ligação da morte cotidiana com a própria história”.

Para a aluna do terceiro ano do ensino médio, Maria Eline, essa visita ampliou sua visão de conhecimento: “Tive outra percepção do cemitério, não sendo somente um local que simboliza tristeza ou algo ruim. Aqui existem história e memórias, e isso é muito bacana”. Já a estudante Ester Cyrino descobriu, ali, “a história de pessoas que foram importantes na construção da cidade na qual vivemos”.

De acordo com o administrador do cemitério, Emílio Bravo, essas visitas guiadas fazem parte de um importante projeto de educação: “Essa primeira visita abre portas para que outras instituições realizem atividades como as de hoje. Isso reflete em iniciativas futuras de diálogos e conhecimento”.

Para quem se interessar em agendar uma visita ao patrimônio, basta encaminhar um ofício para a administração do cemitério, solicitando o dia e a hora. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3690-7003.

*Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Obras pelo telefone 2104-8776.



 IMPRIMIR 
4/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em reservatório do bairro Santa Amélia nesta terça-feira, 8
4/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para pintor de acabamento e outras oportunidades de emprego
4/9/2026 - SS
Prefeitura promove ações de conscientização e cuidado em saúde mental durante o Setembro Amarelo
4/9/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF durante o feriado da Independência do Brasil
4/9/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira apresenta “Projeções Extremas” e leva videomapping na natureza para o cinema
4/9/2026 - SMU
Avenida Barão do Rio Branco recebe desfile de 7 de Setembro na segunda-feira
4/9/2026 - SEDH
PJF promove capacitação para fortalecer atuação das Cozinhas Solidárias
3/9/2026 - SESUC
Guarda Municipal inicia atuação armada em Juiz de Fora
3/9/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio realiza visita mediada sobre a Independência do Brasil
3/9/2026 - PROCON
Procon orienta consumidores sobre novas regras para ingressos e acesso à água em grandes eventos
3/9/2026 - FUNALFA
PJF lança projeto Escola de Rimas para estimular escrita e expressão por meio do hip-hop
3/9/2026 - SETUR
Cemitério da Glória recebe visita do projeto “Caminhando pela História” com foco na imigração em Juiz de Fora
3/9/2026 - SEIR
Prefeitura abre Sala de Pesquisa Adenilde Petrina com acervo dedicado às relações étnico-raciais
3/9/2026 - SMU
Escola Pública de Trânsito leva educação para o trânsito a estudantes, famílias e trabalhadores
2/9/2026 - SEDIC
Com 718 vagas, Vagou JF amplia oportunidades de emprego na cidade
2/9/2026 - SE
Secretaria de Educação promove reunião sobre Ideb e aprendizagens
2/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhorias em estruturas de abastecimento de água das regiões Centro e Oeste
2/9/2026 - SEDUPP
Fiscalização apreende mais de 2,5 mil itens irregulares em agosto na operação Comércio Legal
2/9/2026 - FUNALFA
Mostra de videoclipes evidencia potência da música e do audiovisual de Juiz de Fora; Tela Brasileira segue com videomapping de Jodele Larcher
2/9/2026 - DEMLURB
Demlurb promove treinamento em direção defensiva para mais de 70 motoristas da coleta de resíduos
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora