CONHEÇA JUIZ DE FORA

Juiz de Fora - Eventos

Juiz de Fora é reconhecida pelo Governo do Estado de Minas Gerais como destino indutor do turismo regional. Nosso moderno complexo de equipamentos e serviços, com preços competitivos, aliado à localização privilegiada e ao fácil acesso de nossa cidade, fazem de Juiz de Fora o destino certo para seus eventos e negócios.

Consulte eventos que, a partir da segunda edição, consolidaram-se no Calendário turístico oficial de Juiz de Fora.

PRINCIPAIS EVENTOS DE EXPRESSÃO REGIONAL E NACIONAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA

COMIDA DI BUTECO (ABRIL)

Foi criado com o objetivo de resgatar os buteco autênticos brasileiros, aqueles que todo mundo tem um no coração. Reaver um símbolo da raiz da cultura brasileira e da essência do que é ser verdadeiramente brasileiro;

O Buteco neste caso é escrito com “u”. Mas não se estranhe, pois é apenas uma forma afetuosa para se tratar a disputa. É um sinônimo dos valores de autenticidade e simplicidade, pelos quais se guia a competição;

O evento, que é realizado em várias cidades brasileiras, têm em Juiz de Fora um dos maiores concursos (e geralmente um dos mais acirrados), com uma disputa para ver quem é o melhor boteco da cidade.

Realizado desde 2000, a competição tem tido cada vez mais visibilidade na cidade e colocado Juiz de Fora em cenário nacional, como uma cidade com vocação para o setor gastronômico e cervejeiro;

São avaliados 4 critérios quando se trata de escolher qual é a melhor Comida di Buteco: o petisco em si, higiene, atendimento e temperatura da bebida.

JF SABOR (SETEMBRO E OUTUBRO)

O "JF Sabor" é o segundo festival gastronômico mais antigo de Minas Gerais, promovido pela ABRASEL Zona da Mata. Teve início em 2001 e a cada ano reafirma seu caráter democrático, reunindo empresas e empreendedores de diversos portes do ramo de gastronomia. O público tem 30 dias para se deliciar com iguarias exclusivas criadas de acordo com o tema escolhido anualmente. O evento tem caráter competitivo, divulga a cultura gastronômica e incrementa a frequência e faturamento no setor.

Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri especializado que avalia a adequação ao tema; a criatividade; a harmonia/Sabor/ temperatura; a apresentação e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios do tema proposto pela organização a cada ano. A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores.

MISS GAY E SAMANA RAINBOW (AGOSTO)

O principal evento do calendário da semana LGBTQIAPN+ é o Miss Brasil Gay, que reúne as principais personalidades do gênero e que a cada ano, atrai mais os olhares do público para a luta do público LGBTQIAPN+ em favor dos direitos dos homossexuais no Brasil; Em anos anteriores, influenciadores e jurados potencializadores foram convidados para ajudar na divulgação do evento e também, para dar visibilidade à causa;

Outra celebração marcante da semana é a Rainbow Fest e “Agosto Multicor”, que tem como objetivo dar visibilidade positiva ao segmento LGBTQIAPN+, através da cultura do movimento e ação complementadas por mostras cinematográficas, palestras sobre a exposição do público LGBTQIAPN+ e suas lutas, desfiles de moda e shows musicais.

DEUTSCHES FEST - FESTA ALEMÃ (SETEMBRO)

É a grande oportunidade que a cidade tem de reencontrar com o seu passado, através da lembrança da vinda dos primeiros colonos para o município no século XIX; A primeira edição da festa foi realizada em 1969 e, em 2019, foi reconhecida como um bem imaterial da cidade;

Desde 1993, a festa é feita em parceria com Associação Alemã de Juiz de Fora/ Associação Cultural e Recreativa Brasil - Alemanha (ACRBA), com a finalidade de promover, divulgar, apoiar, incentivar e coordenar trabalhos e eventos relacionados ao estudo dos diversos aspectos culturais das sociedades alemã e brasileira e seus reflexos na formação da nação brasileira;

Os eventos geralmente são compostos por apresentações de música tradicional, serviços com comida típica e shows diversos, como a Volkstanz, a “dança do povo” - estilo de dança tipicamente alemão.

Consulte todos os eventos de Juiz de Fora na aba “O que tem para hoje?”, no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).