| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 19/4/2024 - 10:46

Portal de Notícias PJF | “Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes | SEDH - 19/4/2024
Na próxima terça-feira, 23, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, 1, Centro, será promovido o “Cine Democracia Sempre!”. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), do Instituto Fábrica do Futuro e do movimento Circuíto 1964.

A programação conta com uma sessão dupla de cinema com a exibição dos filmes “Batismo de Sangue” de Helvécio Ratton e “Trago notícias de Fernando”. Após a exibição haverá um debate com os cineastas Helvévio Ratton e Jader Barreto de Lima, além da participação especial da jornalista Denise Assis.

O golpe civil-militar completou 60 anos e com o objetivo de recuperar as memórias de resistência e promover reflexões, durante todo o mês de abril estão sendo realizadas atividades em diferentes pontos da cidade com o objetivo de proporcionar espaços de diálogo e trocas de experiências entre gerações para fortalecer a perspectivas democráticas e a reafirmação dos direitos humanos.

O secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, pontuou que a programação teve início com a Marcha da Democracia no dia 1º de abril. “Durante todo o mês estamos desenvolvendo uma série de atividades para que com a comunidade de Juiz de Fora possamos rever, discutir e lembrar a história de companheiros que deram sua vida pela democracia. Convidamos a população para participar. Lembrar para não esquecer, para que nunca mais possa acontecer”.

Já o diretor-presidente do Instituto Fábrica do Futuro, César Piva, enfatizou que o cinema foi, é e será sempre essencial para construção de uma sociedade democrática no Brasil e no Mundo. “A ideia dessa sessão é reunir duas gerações de cineastas que ousam revelar histórias não contadas no mundo oficial, especialmente, deste trágico momento que foi a ditadura militar em nosso país”, explicou.

Saiba mais sobre os filmes e os diretores

Batismo de Sangue é um filme brasileiro lançado em 2007, dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton. O filme é baseado no livro homônimo de Frei Betto que foi lançado originalmente no ano de 1983, e vencedor do prêmio Jabuti. Helvécio Ratton estreou na direção filmando no hospício de Barbacena o documentário “Em nome da Razão”, que teve papel fundamental na reforma psiquiátrica. “Batismo de Sangue” narra a prisão e a tortura de frades dominicanos durante a ditadura militar no Brasil. Outros destaques na sua atuação são “A dança dos bonecos” e “Menino Maluquinho”, filmes que tratam o público infantil com sensibilidade e marcam o cinema brasileiro.

“Trago notícias de Fernando” narra a história de Frei Fernando de Brito, padre Dominicano que teve uma importante participação na resistência à Ditadura Militar no Brasil. Vítima de tortura e armadilhas, foi usado como peça chave para a captura de Marighella. O filme pretende resgatar a memória do personagem e esclarecer injustiças. O diretor do documentário, Jáder Barreto Lima, atua no setor audiovisual há dez anos. Também dirigiu e montou os curtas: “Até Aonde a Vista Alcança” e a série “Black convida”. Co-dirigiu os curtas “De quando em vez” e “Dia de Maria”. Na produtora Cabeça de Vento atua principalmente como roteirista, diretor e montador.

Também compõe o debate a jornalista Denise Assis, que atuou nos veículos O Globo, Jornal do Brasil, Veja, Isto É e O Dia. Integra a equipe do Brasil 247 e foi assessora e pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV- Rio, autora de “Propaganda e Cinema a serviço do golpe – 1962/1964”, “Imaculada” e “Claudio Guerra: Matar e Queimar”.

21/5/2024 - SE
SE apresenta aos conselheiros do CMDPD ações de Educação Inclusiva desenvolvidas na rede municipal
21/5/2024 - SEAPA
PJF realiza sessão pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Noturnas
21/5/2024 - SE
“Vem pra Roda: no ritmo do brincar” é tema da Semana Municipal do Brincar deste ano
21/5/2024 - PREFEITURA
Prefeitura divulga lista dos homenageados da Comenda Henrique Halfeld 2024
21/5/2024 - FUNALFA
Mostra da Diversidade Cultural leva atividades culturais a diversos territórios de Juiz de Fora
21/5/2024 - SMU
Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Professora Adelaide Bergo têm alterações de trânsito
21/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estoquista e outras oportunidades
21/5/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para novas turmas nas oficinas para servidores
21/5/2024 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar promove segunda edição do "Pôpula Gente!"
21/5/2024 - FUNALFA
Biblioteca Municipal: oficina gratuita de desenho e contação de histórias acontecem nesta quinta, 23
21/5/2024 - SAS
“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça do bairro Vitorino Braga