NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 30/4/2024 - 14:38

Portal de Notícias PJF | Secretaria de Educação dá início à formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) | SE - 30/4/2024

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), deu início no sábado, 27, à formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O local escolhido foi o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para acolher as professoras, foi realizada uma proposta de “fluxo literário”, com vivências de cirandas que fazem parte do repertório oral. O LEEI integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC) e busca qualificar as práticas pedagógicas das professoras de creches e pré-escolas. O objetivo é garantir o direito das crianças de 0 a 5 anos de idade à linguagem oral e escrita, preservando as especificidades que marcam esse primeiro ciclo da vida humana.

Além das discussões teóricas, as(os) cursistas vivenciaram uma oficina e uma tertúlia literária. Para o cursista Vinícius Rangel dos Santos, que atua como coordenador pedagógico da rede municipal, a formação propicia interlocuções entre as práticas pedagógicas com crianças pequenas e o mundo letrado, partindo de vastos repertórios literários e culturais. Para ele, o primeiro encontro presencial foi muito significativo e proveitoso e já demonstra a qualidade dos momentos formativos que serão promovidos até dezembro. “Para além das experiências de leitura e escrita na Educação Infantil, o LEEI proporciona aos docentes conhecimentos que extrapolam a formação continuada, sensibilizando transformações pessoais e profissionais”, destacou.

A formação, que conta com a participação de 400 profissionais, é oferecida na modalidade híbrida, ou seja, presencialmente e online, com término previsto para dezembro deste ano. As atividades assíncronas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Ministério da Educação, o AVAMEC.

21/5/2024 - SEAPA
PJF realiza sessão pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Noturnas
21/5/2024 - SE
“Vem pra Roda: no ritmo do brincar” é tema da Semana Municipal do Brincar deste ano
21/5/2024 - PREFEITURA
Prefeitura divulga lista dos homenageados da Comenda Henrique Halfeld 2024
21/5/2024 - FUNALFA
Mostra da Diversidade Cultural leva atividades culturais a diversos territórios de Juiz de Fora
21/5/2024 - SMU
Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Professora Adelaide Bergo têm alterações de trânsito
21/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estoquista e outras oportunidades
21/5/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para novas turmas nas oficinas para servidores
21/5/2024 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar promove segunda edição do "Pôpula Gente!"
21/5/2024 - FUNALFA
Biblioteca Municipal: oficina gratuita de desenho e contação de histórias acontecem nesta quinta, 23
21/5/2024 - SAS
“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça do bairro Vitorino Braga