

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/JF), apresentou, nesta terça-feira, 3, na Casa dos Conselhos, o projeto “Trilha de Desenvolvimento de Letramento Digital”, que será executado pela Rede Cidadã. A iniciativa beneficiará 98 adolescentes, de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, com investimento de R$ 300 mil do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento foi conduzido pelo presidente do CMDCA/JF, José Sotter Figueirôa Neto. Segundo ele, a apresentação de projetos durante as reuniões do Conselho é uma iniciativa que busca ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos e aproximar a sociedade das ações desenvolvidas pelas entidades parceiras: “Dessa forma, a gente dá transparência à utilização dos recursos públicos, comunica com a sociedade e procura intercambiar essas experiências.”
A apresentação da Trilha de Desenvolvimento foi realizada pelo representante da Rede Cidadã, Fernando Alves. O responsável detalhou a metodologia, as etapas da iniciativa e a formação que será oferecida aos adolescentes, destacando a importância de integrar o desenvolvimento pessoal, as competências digitais e a preparação para o mundo do trabalho.
“Competências para a vida estão vinculadas ao mundo digital hoje. Não tem como separar isso mais. São 98 jovens, entre 14 e 17 anos, em um programa com duração de 18 meses, preparando essa juventude para a passagem do mundo da vida escolar para o mundo do trabalho”, destacou Fernando Alves.
Trilha de Desenvolvimento de Letramento Digital
Com duração de 18 meses, o projeto será realizado em sete turmas, com 14 participantes cada. Serão 124 horas de formação por turma, sendo 40 horas voltadas à preparação socioemocional e 84 horas à formação profissional e à inclusão digital.
Entre os conteúdos estão autoconhecimento e identidade, desenvolvimento emocional, relacionamentos e comunicação, projeto de vida e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), além de fluência digital, conhecimentos de hardware e software, Pacote Office, ferramentas para o trabalho remoto, cidadania digital, empreendedorismo e marketing digital.
O projeto prevê ainda articulação com empresas e instituições, encaminhamento para oportunidades de aprendizagem, estágio e trabalho e acompanhamento após a inserção profissional. A meta é encaminhar 70% dos participantes aptos a concluírem a formação para oportunidades de trabalho e alcançar a inclusão de 50% dos adolescentes encaminhados.
A presidente da comissão de defesa da criança e do adolescente da Câmara Municipal, vereadora Letícia Delgado, destacou a importância do investimento público em políticas voltadas à infância e à adolescência e da participação desse público na construção das ações: “A gente está vendo recurso público sendo investido na ponta e fomentando projetos tão importantes para que as pessoas tenham um direito tão básico, que é o direito de sonhar, de pensar uma vida com mais oportunidades e uma vida livre de violência.”.
Além da preparação profissional, a Trilha de Desenvolvimento busca fortalecer a autonomia e o protagonismo dos adolescentes, desenvolver competências socioemocionais e profissionais e ampliar as possibilidades de inclusão social e produtiva.