Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDUPP
JUIZ DE FORA - 6/10/2026 - 16:06



PJF apreende mais de 2,5 mil mercadorias irregulares em setembro na operação Comércio Legal



Portal de Notícias PJF | PJF apreende mais de 2,5 mil mercadorias irregulares em setembro na operação Comércio Legal | SEDUPP - 6/10/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), apreendeu 2.559 itens vendidos irregularmente durante o mês de setembro.  A ação faz parte da operação Comércio Legal, que busca ordenar o espaço público e coibir o comércio irregular na cidade.

Entre as mercadorias confiscadas estão óculos, meias,  bermudas, cuecas, luvas, toucas, calçados, bijuterias, sombrinhas, sabonetes, perfumes, panos de limpeza e de pratos. Há também alimentos como morangos, alhos, queijos, jabuticabas e laranjas. Itens eletrônicos e seus acessórios, como fones de ouvido, baterias de relógio, controles remotos, pilhas, capas, cabos e carregadores de celular também foram apreendidos. 

Muitos desses produtos apreendidos chegam ao comércio sem nota fiscal ou sem qualquer documento que permita rastrear sua origem. Por isso, além da questão da ocupação irregular do espaço público, as apreensões buscam proteger o consumidor contra produtos de procedência desconhecida e combater a concorrência desleal com comerciantes regularizados. 

Conforme prevê a legislação municipal, o vendedor irregular que desejar reaver sua mercadoria deve, no prazo de até 15 dias, protocolar o pedido no sistema Prefeitura Ágil, efetuar o pagamento da multa e da taxa de apreensão, além de apresentar nota fiscal que comprove a propriedade dos itens. Os produtos não contestados dentro do prazo são doados. No caso de alimentos perecíveis, em boas condições sanitárias, o encaminhamento é feito imediatamente para instituições cadastradas. Já mercadorias de origem duvidosa ou sem condições de consumo não podem ser devolvidas e são descartadas.

A população pode realizar denúncias à Fiscalização pelo WhatsApp: (32) 3690-7984.


 



 IMPRIMIR 
6/10/2026 - SO
Secretaria de Obras promove atividade sobre igualdade racial e enfrentamento ao racismo
6/10/2026 - SDA
PJF oferece segunda edição de curso para operação de microtrator
6/10/2026 - SEBEAL
Sebeal amplia rede de apoio para proteção de animais em situações de emergência
6/10/2026 - SEDUPP
PJF apreende mais de 2,5 mil mercadorias irregulares em setembro na operação Comércio Legal
6/10/2026 - SESUC
Guarda Municipal promove troca de experiências e capacitação com instituições de Ubá e Rodeiro
5/10/2026 - EMCASA
Vistorias cautelares para obras de drenagem e esgotamento sanitário no Graminha começam nesta quarta-feira, 7
5/10/2026 - DEMLURB
Demlurb abre inscrições para projeto que aproxima crianças da rotina da limpeza urbana
5/10/2026 - SS
Prefeitura inicia vacinação contra pneumonia e outras doenças para pessoas com 85 anos ou mais nesta terça, 6
5/10/2026 - SMU
Avenida Presidente Itamar Franco terá mudança no trânsito para demolição de imóveis em área de risco no bairro Dom Bosco
2/10/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF neste domingo de eleições, 4
2/10/2026 - SMU
Ônibus circulam com horários de dias úteis, duas linhas especiais, e com a habitual gratuidade neste domingo de eleições
2/10/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe documentário sobre os 60 anos do Grupo Divulgação
2/10/2026 - SEDIC
Comunidade em Movimento divulga segundo edital de capacitação de mulheres para o bairro Santa Luzia
2/10/2026 - SMU
Corrida e Caminhada do Sest Senat: transporte e trânsito na Zona Norte terão alterações neste sábado, 3
2/10/2026 - PREFEITA
Prefeita anuncia edital para a obra de contenção da Curva da Miséria
2/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem cinco novas oportunidades de emprego cadastradas nesta sexta-feira, 2
1/10/2026 - DEFESA CIVIL
Margarida Salomão institui o Plano de Contingência para Enfrentamento a Desastres Climáticos
1/10/2026 - PREFEITURA
COMUNICADO
1/10/2026 - SMU
Obras alteram trânsito na Avenida Lúcio Bitencourt, no Bairro Industrial
1/10/2026 - SETUR
Educatur promove oficina para idosos nos jardins do Museu Mariano Procópio
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora