

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), promoveu entre os dias 1º e 3 de setembro, as Oficinas de Desenho de Espaços Públicos, dentro do projeto “Tecendo a Cidade – Planejando com Viés Participativo”.
As oficinas foram realizadas com 60 estudantes do 4º e 6º anos, com idades entre 9 e 12 anos, das escolas municipais Georg Rodenbach, no bairro Grama; Áurea Bicalho, no bairro Linhares; e Antônio Carlos Fagundes, no bairro Francisco Bernardino. A iniciativa teve como objetivo ouvir as percepções e os desafios enfrentados por crianças nos espaços urbanos.
A partir das atividades, foi possível compreender, sob a perspectiva das crianças, os desafios encontrados nos espaços públicos e nos trajetos próximos às escolas e aos territórios onde vivem, além das mudanças que elas gostariam de ver nesses locais. O material produzido será sistematizado e servirá de subsídio para a elaboração de propostas preliminares de novos espaços públicos.
A secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, ressaltou a importância da parceria com o ONU-Habitat para a realização do projeto.
“A parceria com o ONU-Habitat é muito importante porque nos permite acessar metodologias e experiências que dialogam com aquilo que acreditamos e buscamos construir na Secretaria: uma cidade planejada com participação popular. E, quando falamos em participação, precisamos ampliar essa escuta e aprender também a ouvir as crianças”, destacou.
O olhar infantil sobre os espaços urbanos
A Oficina de Desenho de Espaços Públicos convidou as crianças a observar a cidade a partir de suas próprias experiências e a pensar em soluções para os locais que fazem parte de seu cotidiano. Para isso, foram utilizadas diferentes ferramentas participativas, como caminhadas exploratórias virtuais, mapeamento afetivo dos bairros, jogo de cartas com soluções urbanas e construção de maquetes.
As atividades estimularam os estudantes a observar os lugares que frequentam, identificar situações que gostariam de transformar e imaginar como esses espaços poderiam ser mais seguros e acolhedores.
O mapeamento afetivo ampliou essa reflexão a partir da relação das crianças com os territórios onde vivem. Os estudantes registraram lugares de que gostam, que frequentam e situações que consideram importantes, além de identificar pontos que poderiam ser melhorados. A atividade também contemplou os trajetos percorridos a pé entre suas casas, os pontos de ônibus e as escolas. Ao percorrer esses caminhos, as crianças foram estimuladas a observar aspectos como segurança, iluminação, limpeza, conservação das ruas, acessibilidade e condições de circulação.
Na etapa final, as ideias foram transformadas em maquetes. Com os elementos construídos, os estudantes puderam representar as transformações que gostariam de ver nos espaços públicos de seus bairros, materializando propostas pensadas a partir de suas próprias experiências.
Ao final das oficinas, as crianças receberam a medalha e o certificado “Talento da Cidade”, como reconhecimento pela participação. As ideias e propostas construídas durante as oficinas passam agora a integrar as próximas etapas do projeto. O conteúdo também poderá complementar pesquisas, levantamentos e análises sobre características que podem tornar os bairros mais adequados para as crianças.
Tecendo a Cidade: planejando com viés participativo
O “Tecendo a Cidade” integra as ações de cooperação entre a Prefeitura de Juiz de Fora e o ONU-Habitat voltadas ao fortalecimento do planejamento urbano sustentável, à promoção da participação social e à construção de cidades mais inclusivas, seguras e resilientes.
As ações da iniciativa contribuem para a implementação local da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, com destaque para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, de Igualdade de Gênero, e 11, de Cidades e Comunidades Sustentáveis.