

A próxima edição da Tela Brasileira será dedicada à produção do diretor Diogo Oliveira. Na terça-feira (22), às 19h, o Cinema Alameda recebe a exibição gratuita do longa-metragem “O homem que matou John Wayne” e do curta-metragem “Asa Real”. Após a sessão, o público poderá participar de um debate com o diretor Diogo Oliveira, a atriz e produtora de “Asa Real”, Vanessa Cunha, e o responsável pela trilha sonora dos dois filmes, André Machado.
Com 70 minutos de duração, “O homem que matou John Wayne” parte de um encontro imaginado entre o cineasta e autor moçambicano Ruy Guerra e o ator norte-americano John Wayne. Na narrativa, revoltado com o que o astro representa como ícone do imperialismo americano, Guerra o agride e acaba causando sua morte. A partir desse acontecimento fantástico, o filme percorre a trajetória artística do diretor, reunindo imagens de sua obra e entrevistas realizadas ao longo de sua carreira. Entre os depoimentos presentes estão os de Werner Herzog, Chico Buarque e Gabriel García Márquez.
O longa teve trajetória por festivais no Brasil e no exterior, com passagens pelo Festival de Havana, em Cuba; Festival de Mar del Plata, na Argentina; e É Tudo Verdade, no Brasil, além de outros 15 festivais nacionais e internacionais.
Na sequência, será exibido “Asa Real”, curta-metragem de 11 minutos que acompanha uma mulher em busca de realizar o sonho de voar. Em uma procura frenética pela última peça necessária para construir sua geringonça, ela precisa enfrentar perseguidores que tentam impedir seu objetivo.
O filme reúne no elenco Patrícia Selonk, Vanessa Cunha, Ruy Guerra e Jorge Baía e utiliza uma linguagem marcada pelo onírico, explorando questões existencialistas a partir de referências do expressionismo alemão e do surrealismo. A proposta cria uma narrativa que combina fantasia, movimento e experimentação visual.
“Asa Real” estreou no Festival do Rio, em 2024, na Première Brasil – Exibições Especiais de Curtas, e posteriormente passou por mais de 30 festivais. A participação no Festival do Rio é registrada pelo próprio evento, que selecionou o filme para a programação da Première Brasil.
A sessão será também uma oportunidade para o público conhecer mais sobre os processos de criação envolvidos nas duas produções, a partir do bate-papo com Diogo Oliveira, Vanessa Cunha e André Machado. O encontro permitirá discutir aspectos da direção, atuação, produção e composição da trilha sonora dos filmes.
A Tela Brasileira é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e do Polo JF Cine, em parceria com o Cinema Alameda, e busca aproximar o público da produção audiovisual brasileira e promover encontros entre realizadores e espectadores.