Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 14/9/2026 - 16:02


3. Saúde e Bem-Estar

Veja os 13 bairros que recebem ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti nesta semana



Portal de Notícias PJF | Veja os 13 bairros que recebem ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti nesta semana | SS - 14/9/2026

Ações de combate ao Aedes aegypti serão realizadas em 13 bairros de diversas regiões da cidade, desta segunda-feira, 14, até sexta-feira, 18. A iniciativa é conduzida pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde (SS) e inclui atividades de investigação territorial e visitas domiciliares.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS) reforça a importância de que os moradores recebam os agentes em suas residências, contribuindo para a identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O foco das ações é o tratamento focal, realizado de forma contínua, com aplicação direcionada de larvicidas em locais com água parada, como caixas d’água, ralos e recipientes. A estratégia atua de forma preventiva, eliminando larvas e impedindo o desenvolvimento do mosquito, o que contribui para a redução dos índices de infestação.

Tratamento focal e investigação de território

A maioria dos focos do mosquito está dentro das residências. Quando o acesso aos imóveis é negado, o trabalho de combate fica comprometido e o risco de novos casos aumenta. Por isso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde reforça o pedido para que a população receba as equipes em suas casas.

Utilizando uniformes na cor verde e crachás de identificação, os profissionais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) seguem com a programação contínua de visitas domiciliares. Os agentes solicitam a entrada nos imóveis, sempre acompanhados pelo responsável, para identificar e eliminar possíveis criadouros, aplicar larvicida quando necessário e orientar os moradores sobre as medidas de prevenção.

Veja a lista de bairros atendidos por região

Região Norte: Esplanada, Francisco Bernardino, Nova Era, Santa Clara e Vila Esperança II.

Região Oeste: Jardim Universitário, Martelos e Santana.

Região Central: Dom Bosco.

Região Sudeste: Alto Santo Antônio.

Região Leste: Progresso.

Região Nordeste: Granjas Betânia e Parque Independência.

Denúncias

A população pode informar às equipes da Secretaria de Saúde sobre possíveis focos do Aedes aegypti por meio dos canais disponibilizados pela Prefeitura:

WhatsApp: (32) 98432-4608.

E-mail: dengue@pjf.mg.gov.br.

Plataforma on-line: JF Contra o Aedes.

Atendimento presencial: todas as unidades do DIGA.




 IMPRIMIR 
14/9/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 27º evento de adoção responsável no IF Sudeste MG, no bairro Fábrica
14/9/2026 - FUNALFA
Exposição “Até onde alcanças?”, de Gilton Monteiro Jr., abre na quinta-feira na Galeria Nívea Bracher
14/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede no bairro Poço Rico, nesta terça-feira, 15
14/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede no bairro Vivendas da Serra, nesta quarta-feira, 16
14/9/2026 - SMU
Mais segurança para os pedestres: Rua José Lourenço recebe novas intervenções para ampliar a segurança no trânsito
14/9/2026 - SS
Veja os 13 bairros que recebem ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti nesta semana
14/9/2026 - SS
Projeto Acolher chega à 10ª edição e celebra um ano de cuidado a mulheres com câncer de mama
14/9/2026 - SS
Campanha de vacinação antirrábica animal acontece neste sábado, 19, em 90 pontos da cidade
14/9/2026 - CESAMA
Em data sugestiva, Coral Cesama celebra 35 anos de história com espetáculo “Bodas de Coral”
14/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem mais de 50 novas oportunidades de emprego
11/9/2026 - FUNALFA
PJF divulga projetos selecionados para a última cessão de uso dos estúdios do Polo JF Cine em 2026
11/9/2026 - SE
5º LiterArte reúne apresentações artísticas, exposição e atividades formativas
11/9/2026 - PREFEITURA
Juiz de Fora sedia 9ª Escola de Resiliência de Mercocidades com representantes de cidades da América do Sul
11/9/2026 - SE
Secretaria de Educação promove seminário voltado à educação inclusiva
11/9/2026 - SAS
COMSEA-JF passa a emitir o atestado de existência e funcionamento das Cozinhas Solidárias de Juiz de Fora a partir do dia 11
11/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede em avenida do bairro Ponte Preta nesta segunda-feira, 14
10/9/2026 - SESUC
Projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas leva atividades à E.M. Cosete de Alencar
10/9/2026 - SE
Secretaria de Educação informa alteração no expediente nesta sexta-feira, 11
10/9/2026 - FUNALFA
Prefeitura apoia preparação de produtoras para a MAX Minas Audiovisual
10/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem mais de 800 oportunidades de emprego
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora