Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 2/9/2026 - 15:45


4. Educação de Qualidade

Secretaria de Educação promove reunião sobre Ideb e aprendizagens



Portal de Notícias PJF | Secretaria de Educação promove reunião sobre Ideb e aprendizagens | SE - 2/9/2026

A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, nesta terça-feira, 1º, a reunião de direções escolares referente ao mês de setembro. O encontro teve como foco os resultados alcançados pela Rede Municipal de Ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2025, com análise dos indicadores, compartilhamento de experiências e discussão de estratégias para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes.

Durante a reunião, as direções receberam materiais com análises individualizadas dos resultados de suas respectivas unidades de ensino, possibilitando uma leitura mais aprofundada dos indicadores e das especificidades de cada escola. A proposta foi ampliar a compreensão sobre os dados e utilizá-los como subsídio para o planejamento e o acompanhamento das ações pedagógicas desenvolvidas na Rede.

O encontro também contou com um momento formativo conduzido pelo Núcleo de Promoção da Equidade e das Relações Étnico-Raciais (NUPRER), que abordou a leitura dos dados educacionais a partir da perspectiva da equidade. A apresentação promoveu reflexões sobre a redução das desigualdades educacionais, o enfrentamento ao racismo e a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes.

Como encaminhamento das análises realizadas pela Secretaria de Educação, também foi apresentado e anunciado, durante a reunião, um grupo de trabalho que reunirá 12 escolas da Rede Municipal. A seleção das unidades considerou diferentes dimensões, como aspectos do desempenho pedagógico, indicadores de equidade, particularidades relacionadas ao atendimento e características dos territórios. O trabalho será desenvolvido ao longo do ciclo 2026-2027, reunindo representantes da Secretaria de Educação e das equipes pedagógicas das 12 escolas, com o objetivo de aprofundar as análises e construir, de forma articulada, estratégias que contribuam para o fortalecimento das aprendizagens e para a redução das desigualdades educacionais.

“A reunião de apresentação dos resultados é um momento importante para conhecer e reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no cotidiano da escola e analisar os resultados alcançados. Esse retorno também nos ajuda a dialogar com as equipes e pensar em melhorias para o trabalho futuro, sempre buscando contribuir para as aprendizagens dos nossos estudantes”, afirma Andreia Morasca da Gama, diretora da Escola Municipal Murilo Mendes

A reunião integra o trabalho de acompanhamento contínuo e planejamento desenvolvido pela Secretaria de Educação junto às unidades da Rede Municipal de Ensino. “A apresentação dos dados consolidados por escola é um passo importante para orientar estratégias de melhoria da aprendizagem. A partir desse diagnóstico, podemos compartilhar experiências exitosas, identificar caminhos e fortalecer, de forma coletiva, o trabalho de toda a Rede Municipal de Ensino”, destaca a profª Ana Lívia Coimbra, Secretária de Educação.

O encontro reforça a importância da atuação articulada entre a Secretaria de Educação e as equipes gestoras das escolas, promovendo espaços permanentes de diálogo, formação e construção coletiva de estratégias para o desenvolvimento dos estudantes.




 IMPRIMIR 
2/9/2026 - SEDIC
Com 718 vagas, Vagou JF amplia oportunidades de emprego na cidade
2/9/2026 - SE
Secretaria de Educação promove reunião sobre Ideb e aprendizagens
2/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhorias em estruturas de abastecimento de água das regiões Centro e Oeste
2/9/2026 - SEDUPP
Fiscalização apreende mais de 2,5 mil itens irregulares em agosto na operação Comércio Legal
2/9/2026 - FUNALFA
Mostra de videoclipes evidencia potência da música e do audiovisual de Juiz de Fora; Tela Brasileira segue com videomapping de Jodele Larcher
2/9/2026 - DEMLURB
Demlurb promove treinamento em direção defensiva para mais de 70 motoristas da coleta de resíduos
1/9/2026 - SEDUPP
DIGA encerra o primeiro semestre de 2026 com mais de 190 mil pessoas atendidas e mais de 390 mil serviços realizados
1/9/2026 - PREFEITURA
Obras de drenagem e esgotamento sanitário avançam para nova etapa no Mariano Procópio
1/9/2026 - JF PREV
Continua aberto o prazo do Censo Previdenciário da JFPREV
1/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em estrutura de abastecimento de água na Região Leste, nesta quarta-feira, 2
1/9/2026 - SEDIC
Vagou JF inicia o mês de setembro com 552 novas oportunidades de emprego
1/9/2026 - SDA
27° Encontro de Cavaleiros e Amazonas de Igrejinha começa nesta quinta-feira, 3, com shows, serviços de saúde e lazer
1/9/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora e ONU-Habitat convidam crianças a pensar o futuro da cidade
1/9/2026 - SEDH
Aquabox passa por manutenção para garantir atendimento à população em situação de rua
1/9/2026 - SMU
PJF prorroga atual contrato do transporte coletivo e segue empenhada no Novo Transporte Público
31/8/2026 - SESUC
Projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas promove conversa com alunos
31/8/2026 - SS
Equipes de prevenção e combate à dengue realizam visitas em 16 bairros nesta semana
31/8/2026 - SEL
Confira os resultados da 2ª Corrida Solidária da Associação dos Cegos
31/8/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em estrutura de abastecimento de água no bairro Santos Dumont
31/8/2026 - SMU
Prefeitura inicia processo de renovação das permissões do serviço de táxi
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora