

A potência da cena musical e da produção audiovisual de Juiz de Fora ficou evidente na edição especial do projeto Tela Brasileira realizada na última terça-feira, 1º, no Cinema Alameda. A Mostra de Videoclipes Polo JF Cine reuniu 15 produções de artistas locais e revelou a força de duas áreas estratégicas da economia criativa: a música e o audiovisual.
A conexão entre essas linguagens continua na próxima terça-feira, 8, às 19h, com a exibição gratuita de “Projeções Extremas”, média-metragem dirigido pelo juiz-forano Jodele Larcher, pioneiro na produção de videoclipes na cidade e que, agora, experimenta novas possibilidades de linguagem por meio do videomapping de aventura.
Para o assessor especial para desenvolvimento do Polo Audiovisual de Juiz de Fora, Cesar Piva, a mostra do dia 1º demonstrou a diversidade e a capacidade de produção existentes no município. “A música e o audiovisual são duas forças importantes da economia criativa de Juiz de Fora. Quando essas duas linguagens se encontram, como acontece nos videoclipes, conseguimos perceber ainda mais claramente a potência dos nossos artistas e realizadores”, destacou.
Com trabalhos que transitam pelo rock, MPB, música erudita, indie, rap, choro e soul, a Mostra de Videoclipes Polo JF Cine apresentou diferentes sonoridades, estéticas e formas de contar histórias por meio da imagem e do som. A sessão também contou com um debate entre representantes das produções selecionadas, que compartilharam com o público os processos criativos, os desafios da produção independente e as possibilidades de articulação entre música e audiovisual.
A iniciativa reforça o papel do videoclipe como espaço de expressão artística e como ferramenta de construção de identidades e narrativas para músicos e bandas. Ao mesmo tempo, evidencia a existência, em Juiz de Fora, de uma cadeia criativa que envolve artistas, diretores, produtores, fotógrafos, editores e outros profissionais do audiovisual.
Do videoclipe ao videomapping
A programação do Tela Brasileira dá continuidade à aproximação entre música, imagem e experimentação na próxima terça-feira, 8, às 19h, no Cinema Alameda. A sessão será dedicada à produção audiovisual independente de aventura de Juiz de Fora e terá como destaque “Projeções Extremas”, dirigido por Jodele Larcher e produzido pela Reação.tv.
Com 69 minutos de duração, o filme foi realizado durante a residência artística da primeira edição do festival i-Bit Mapping, em 2021, e acompanha um grupo de jovens VJs em experiências de videomapping, laser, LEDs, iluminação e projeções em diálogo com a natureza de Conceição do Ibitipoca.
Jodele Larcher tem uma trajetória pioneira na produção de videoclipes no Brasil e, em “Projeções Extremas”, amplia sua pesquisa audiovisual ao experimentar o videomapping como linguagem e buscar novos suportes para as projeções. O filme registra intervenções realizadas em diferentes espaços de Ibitipoca, incluindo o Parque Estadual de Ibitipoca, o Paredão de Santo Antônio, a Gruta do Andorinhão, o Areal, o IbitiProjeto e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
A produção também incorpora obras de artistas locais de Ibitipoca, enquanto a trilha sonora reúne trabalhos de Fausto Fawcett, Furio, Furmiga Dub e Rodrigo Sha. O filme foi premiado com o quinto lugar na Mostra de Cinema de Ibitipoca em 2022 e estreou recentemente no canal Music Box Brazil.
Além da exibição, o público poderá conferir a exposição “Projeções Extremas”, com imagens e gifs da primeira edição do projeto, no corredor do Cinema Alameda, com curadoria de Fernanda Cruzick, assessora especial da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) para as artes visuais. Também haverá um bate-papo com Jodele Larcher sobre o filme, o festival de mapping, as projeções na natureza e os processos criativos da produção audiovisual independente.
A atividade antecede a segunda edição do i-Bit Mapping, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em sintonia com a Semana Florestal. O festival promove a convergência entre arte, tecnologia, turismo e conservação ambiental, com intervenções temporárias de videomapping que utilizam a arquitetura e a paisagem como suportes para a criação artística.
Tela Brasileira
A sessão integra o projeto Tela Brasileira, iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora que promove exibições gratuitas de produções nacionais e regionais no Cinema Alameda, ampliando o acesso do público a diferentes linguagens e fortalecendo a circulação da produção audiovisual.
A sessão de “Projeções Extremas” será realizada na próxima terça-feira, 8, às 19h, no Cinema Alameda. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do cinema uma hora antes da sessão.