

Localidades de diversas regiões da cidade recebem, entre os dias 10 e 14 de agosto, ações de combate ao Aedes aegypti, realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde (SS). Entre as atividades estão a investigação territorial e as visitas domiciliares.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS) reforça a importância de que os moradores recebam os agentes em suas residências, contribuindo para a identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O foco das ações são as atividades contínuas de tratamento focal, com a aplicação direcionada de larvicidas em locais com água parada, como caixas d’água, ralos e recipientes. Essa estratégia atua de forma preventiva, eliminando larvas e impedindo o desenvolvimento do mosquito, o que contribui para a redução dos índices de infestação.
Tratamento focal e investigação de território
A maioria dos focos do mosquito está dentro das casas. Quando o acesso é negado, o combate fica comprometido e o risco de novos casos aumenta. Por isso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde reforça o pedido para que a população receba as equipes em suas residências.
Utilizando uniformes na cor verde e com crachás de identificação, os profissionais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) seguem com a programação contínua de visitas domiciliares, solicitando a entrada nos imóveis, sempre acompanhados pelo responsável, para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de aplicar larvicida quando necessário e orientar os moradores.
Veja a lista de bairros atendidos por região
Zona Norte | Benfica, Santa Cruz, Jardim Lermitage, Milho Branco
Zona Leste | Santa Rita, São Tarcísio
Zona Nordeste | Bandeirantes, Granjas Betânia
Zona Oeste (Cidade Alta) | Marilândia
Zona Sul | Ipiranga, Santa Efigênia, Teixeiras
Região Central | Bom Pastor, Vale do Ipê
Denúncias
A população pode informar às equipes da Secretaria de Saúde possíveis focos por meio de diversas plataformas disponibilizadas pela Prefeitura:
Mensagem no WhatsApp | (32) 98432-4608.
E-mail | dengue@pjf.mg.gov.br.
Plataforma online | JF Contra o Aedes.
Atendimento presencial | Todas as unidades do DIGA.