

O Cinema Alameda será tela de um dos lançamentos mais relevantes do cinema nacional em 2026. Na próxima terça-feira, 11, às 19h, a Sessão Tela Brasileira exibe gratuitamente o documentário "Raízes do Sagrado Feminino", dirigido por Carla Camurati. Após a sessão, o público poderá participar de um debate com a diretora e pesquisadores convidados, ampliando a reflexão proposta pelo filme.
Com 1h40 de duração, o documentário investiga como as escrituras das cinco maiores religiões do mundo influenciaram a construção do papel da mulher na sociedade. A obra reúne pesquisadores, líderes religiosos e historiadores para refletir sobre narrativas, relações de poder, igualdade de gênero, liberdade religiosa e direitos das mulheres, sem questionar a fé em si.
A diretora Carla Camurati é um dos grandes nomes do audiovisual brasileiro. Após uma trajetória de destaque como atriz, tornou-se uma das responsáveis pela retomada do cinema nacional ao dirigir "Carlota Joaquina, a Princesa do Brazil" (1995), obra considerada um marco da produção cinematográfica brasileira. Criou o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), maior evento do gênero no país, e esteve à frente de importantes iniciativas culturais, como a direção de Cultura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Após a exibição, Carla Camurati participa de um bate-papo com o público ao lado de dois convidados. A professora Karolina dos Santos, doutora e mestra em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua nas áreas de Ensino Religioso e Sociologia e desenvolve pesquisas sobre o Islã e grupos e performances jihadistas. Também integra o debate o filósofo Alexandre Marques Cabral, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciências da Religião pela UFJF. Professor da UERJ e do Colégio Pedro II, Alexandre é autor de 28 livros e possui ampla produção acadêmica nas áreas de filosofia e religião.
A presença da diretora Carla Camurati em Juiz de Fora é resultado de uma parceria entre o Polo JF Cine, a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a Secretaria de Turismo (Setur) e o Hotel Victory, fortalecendo a proposta de promover a produção audiovisual nacional, criando ambientes de encontro entre o público, realizadores e especialistas, valorizando a diversidade cultural brasileira.
A Sessão Tela Brasileira é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do Polo JF Cine e da Funalfa, dedicada à valorização do cinema nacional, promovendo exibições gratuitas seguidas de encontros que aproximam o público de realizadores e especialistas, ampliando o diálogo sobre as obras apresentadas.