

O curso será realizado entre os dias 4 a 6 de agosto, no Centro de Treinamento em Agropecuária (CTA), localizado na Rua Diva Garcia, s/n (esquina com Rua João Cândido de Oliveira) no Bairro Linhares. As atividades acontecerão das 8h às 12h e das 13h às 17h, totalizando oito horas diárias de carga horária.
Durante os três dias de treinamento, os participantes aprenderão a operar microtratores de forma segura e eficiente, com orientações teóricas e práticas sobre o uso adequado do equipamento.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Cerqueira, a iniciativa prepara os produtores para a utilização dos equipamentos que serão disponibilizados pela Prefeitura. "O objetivo é capacitar os produtores enquanto concluímos os procedimentos jurídicos e administrativos para a cessão de uso dos equipamentos que recebemos da Emater-MG no início deste mês. São oito microtratores e duas semeadeiras que serão disponibilizados às associações rurais para fortalecer o trabalho no campo. É fundamental que os produtores estejam preparados para operar esses equipamentos com segurança e eficiência", destaca.
A capacitação será ministrada pelo engenheiro agrônomo Delorme Correa Junior, doutor em Engenharia Agrícola e especialista em Gestão Ambiental. O profissional possui ampla experiência na área de máquinas e mecanização agrícola e atualmente atua como instrutor credenciado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-RJ), ministrando cursos de operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas.
São oferecidas dez vagas. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário on-line. Para participar, é necessário ser produtor rural. Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas, a seleção obedecerá à ordem de inscrição e um novo treinamento poderá ser organizado para atender à demanda.
A iniciativa integra as ações da Prefeitura para fortalecer a agricultura familiar, ampliar o acesso à mecanização agrícola e contribuir para o aumento da produtividade no meio rural, promovendo mais eficiência e melhores condições de trabalho aos produtores.