

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), recapeou 30 vias em 20 bairros da cidade durante o primeiro semestre de 2026. Ao todo, foram renovados cerca de 10,8 quilômetros de pavimento, extensão equivalente ao trajeto entre o bairro Nova Era e o Centro de Juiz de Fora.
As intervenções contemplaram bairros como Grajaú, Santa Efigênia, Adolpho Vireque, Nossa Senhora Aparecida, Borboleta e Centro, melhorando as condições de tráfego, a segurança viária e o conforto de quem circula pelas ruas. Outro destaque foi a conclusão do recapeamento de todo o trecho municipalizado da avenida Juscelino Kubitschek, entre o Trevo de Caxambu e a Barreira do Triunfo.
Em diversos pontos da cidade, o novo pavimento foi aplicado somente após a execução de obras de implantação ou substituição das redes de água e esgoto realizadas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), garantindo maior durabilidade ao asfalto e evitando intervenções posteriores na via.
Bairros contemplados no primeiro semestre:
Jardim do Sol
Salvaterra
São Pedro
Dias Tavares
Nossa Senhora Aparecida
Grajaú
Spinaville
Adolpho Vireque
Ponte Preta
Novo Horizonte
Santa Efigênia
Barreira do Triunfo
Jardim Glória
São Mateus
Aeroporto
Alto dos Passos
Borboleta
Centro
Grama
Granjas Betânia
Eficiência mantida em 2026
A calamidade que assolou Juiz de Fora no final de fevereiro mobilizou todas as pastas municipais. Somente a Empav esteve envolvida, direta ou indiretamente, em mais de 180 ocorrências. Mesmo com todo o seu efetivo empenhado na retirada de terra e lama decorrentes dos deslizamentos de taludes, nos recolhimentos de árvores, na desobstrução e limpeza de vias, entre outras situações, o cuidado com a zeladoria da cidade não parou.
No primeiro semestre de 2025, cerca de 28 vias foram recapeadas, número ainda inferior ao entregue entre janeiro e junho de 2026.
Novas frentes em andamento
Nesta quinta-feira, 23, a Empav iniciou o recapeamento de mais duas vias: rua Severino Belford, no Bairu; e rua Marechal Cordeiro de Farias, no Carlos Chagas.
Os benefícios do recapeamento asfáltico vão além do impacto estético. Asfalto novo representa mais segurança, conforto e mobilidade urbana para pedestres, motoristas e ciclistas.
Todos os serviços de zeladoria e cuidado com o município fazem parte do Programa Boniteza. A programação completa das ações da PJF pode ser consultada por meio da página do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário na internet, clique aqui para saber mais.