A partir do dia 2 de julho, o Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação inicia uma semana de eventos para celebrar seis décadas de atuação cultural ininterrupta em Juiz de Fora. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município, o grupo terá parte significativa da programação realizada em equipamentos culturais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), responsável por desenvolver ações de salvaguarda dos bens culturais da cidade.
O reconhecimento do Grupo Divulgação como patrimônio imaterial estabelece para o município, por meio da Funalfa, o compromisso de elaborar e executar seu plano de salvaguarda, garantindo a preservação, a valorização e a continuidade desta importante referência da cultura juiz-forana. Nesse contexto, a realização da programação comemorativa em espaços públicos integra as ações de fortalecimento e difusão desse patrimônio.
Ao longo da semana, as atividades ocuparão o Mercado Cultural AICE e o Teatro Paschoal Carlos Magno, equipamentos culturais administrados pela Funalfa; a Estação das Artes Cinema Alameda, projeto colaborativo da PJF e além da Galeria de Arte, do Museu de Cultura Popular e do Teatrinho do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A programação reúne quatro espetáculos, uma conferência, duas exposições e a exibição de um documentário em homenagem ao dramaturgo espanhol Federico García Lorca, patrono do Grupo Divulgação. As atividades acontecem entre os dias 2 e 7 de julho, em diferentes horários. Os convites gratuitos podem ser reservados pelo WhatsApp (32) 99906-3850.
Espetáculos, cinema e confraternização
A programação começará nesta quinta-feira, 2, às 20h, no Mercado Cultural AICE, com "Rio de poesia", montagem do Workshop de Interpretação para a Terceira Idade inspirada na obra do poeta amazonense Thiago de Mello, que celebraria seu centenário neste ano.
No sábado, 4, às 10h, também no Mercado Cultural AICE, o elenco de adolescentes apresenta "Vem brincar comigo", de José Luiz Ribeiro. Voltado ao público infantojuvenil, o espetáculo aborda o impacto das novas tecnologias sobre o universo das brincadeiras tradicionais.
Após a apresentação, integrantes e ex-integrantes do Grupo Divulgação participam de uma confraternização que reunirá artistas de diferentes gerações e cidades para celebrar a trajetória construída ao longo de seis décadas. O encontro terá início com uma feijoada compartilhada no Mercado Municipal, seguida de momentos de reencontro e resgate de memórias.
No domingo, 5, às 10h, a Estação das Artes Cinema Alameda recebe a exibição de "Quimeras", documentário dirigido por Mauro Pianta sobre a história e o trabalho do Grupo Divulgação. Produzido ao longo de quase dois anos, o filme registra parte significativa da trajetória artística e pedagógica do coletivo.
Já na segunda-feira, 6, o Teatrinho do Forum da Cultura recebe a performance "Canção do exílio", concebida como um lamento pelo fato de as comemorações ocorrerem longe do palco histórico do grupo, atualmente interditado.
Encerrando a programação, na terça-feira, 7 – data em que o Grupo Divulgação realizou sua primeira apresentação, em 1966 –, acontece no Teatro Paschoal Carlos Magno, a estreia de "La Barraca", espetáculo que celebra a memória de Federico García Lorca, assassinado há 90 anos durante a Guerra Civil Espanhola. A montagem homenageia o grupo de teatro universitário criado por Lorca para percorrer pequenas cidades espanholas levando ao público obras clássicas de Calderón de la Barca, Miguel de Cervantes e Lope de Rueda.
Exposições e conferência
Na sexta-feira, 3, serão inauguradas, na Galeria de Arte e no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura, as exposições "Lorca vive", dedicada à influência de Federico García Lorca sobre a trajetória do Grupo Divulgação, e "O povo no GD", composta por objetos cênicos inspirados na cultura brasileira utilizados em diferentes montagens do coletivo.
Logo após a abertura das mostras, às 20h, a professora Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro, uma das fundadoras do Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação e pesquisadora da vida e da obra de García Lorca, ministrará a conferência "O olhar oblíquo – a visão de Lorca em sua obra plástica", abordando as relações entre a produção artística, a trajetória pessoal e o universo criativo do dramaturgo espanhol.
Além do apoio da PJF, a programação conta com a parceria do Forum da Cultura da UFJF e com a mobilização dos diferentes núcleos do grupo e de ex-integrantes que contribuíram para construir sua história.