

A Prefeitura de Juiz de Fora (SE/PJF), inaugurou nesta terça-feira, 16, a Creche Municipal de Igrejinha. A nova unidade disponibiliza 94 vagas em período integral para bebês e crianças pequenas de zero a três anos e amplia a oferta de educação infantil na região.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, da secretária de Educação, Ana Livia Coimbra, da coordenadora-geral de Articulação e Contratos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ana Paula Rodrigues, além de autoridades municipais, profissionais da educação e representantes da comunidade.
"A política de creche é uma política de educação. Para que tenhamos todas as pessoas na Universidade, é preciso que antes tenhamos todas as crianças nas creches", destacou a prefeita Margarida Salomão durante a solenidade de inauguração.
Representando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a coordenadora-geral de Articulação e Contratos, Ana Paula Rodrigues, ressaltou o compromisso do FNDE em retomar e realizar novas obras, destacando a importância da parceria entre os entes públicos para a ampliação do acesso à educação infantil. "É muito bom imaginar esse espaço sendo tomado pelas crianças. Que este seja um espaço de muito acolhimento, muitas alegrias e que venham outros momentos como esse”,afirmou.
Para a Secretária de Educação, Ana Lívia Coimbra, a nova unidade representa uma conquista para Juiz de Fora, como um espaço de acolhimento, cuidado, brincadeiras e aprendizagens para os bebês e crianças pequenas que serão atendidos na creche. “Com essa inauguração a prefeitura manifesta, de fato, o reconhecimento de que as famílias têm um projeto de vida, um projeto de trabalho e a creche é um espaço de cuidado para que essas famílias possam prosseguir.”, afirmou.
A obra da Creche Municipal de Igrejinha foi viabilizada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A unidade conta com estrutura projetada para atender às demandas do cotidiano escolar, incluindo salas de atividades, salas multiuso, sala de amamentação, solários, áreas verdes coberta e descoberta, cozinha e refeitórios para crianças e funcionários. A creche também possui banheiros adaptados para uso infantil, adulto e de pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade em todos os ambientes.