Juiz de Fora será a primeira parada da circulação do projeto “Ocupação Giramundo 2026”, que celebra os 55 anos do Grupo Giramundo. A programação acontece entre os dias 1º e 3 de maio, com atividades gratuitas que incluem dois espetáculos emblemáticos e uma palestra sobre os processos criativos do grupo.
A abertura da ocupação será no dia 1º de maio, às 15h, com a palestra “Processo Giramundo”, no Cinema Alameda (Alameda Shopping). As inscrições já estão abertas e são realizadas a partir de
formulário online (
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw6B8AvSTQcKAguAkiPKh-_oll-VUxs5HYlwQBRN80zTKt5w/viewform). Já no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, 1 – Centro), o público poderá assistir às apresentações dos espetáculos “Cobra Norato”, no dia 2, às 19h, e “Um baú de fundo fundo”, no dia 3, às 17h.
Após a estreia em Juiz de Fora, o projeto segue para as cidades de Viçosa e Uberaba, ampliando o alcance de uma iniciativa que já foi sucesso na Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, onde contou com exposição e apresentações entre outubro de 2025 e abril de 2026. A proposta reforça o compromisso com a descentralização do acesso à cultura, levando produções reconhecidas nacionalmente a diferentes regiões de Minas Gerais.
A “Ocupação Giramundo” é realizada em parceria com a Trama e conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ao todo, a circulação prevê seis apresentações, duas em cada cidade, além de encontros formativos voltados a artistas, estudantes e interessados no teatro de bonecos. Todas as atividades têm entrada gratuita.
A palestra “Processo Giramundo”, que apresenta ao público os caminhos criativos do grupo, sua pesquisa estética e o desenvolvimento técnico ao longo de mais de cinco décadas. A atividade é aberta ao público e especialmente voltada a artistas locais e interessados no teatro de bonecos, com participação gratuita e sujeita à lotação.
Outro destaque da programação são duas montagens marcantes da trajetória do grupo. “Cobra Norato”, inspirado na obra de Raul Bopp, é considerado um dos trabalhos mais emblemáticos do Giramundo. Criado a partir de referências do Modernismo brasileiro, o espetáculo utiliza mais de 70 bonecos e dialoga com tradições populares e internacionais do teatro de animação, incorporando elementos da cerâmica do Vale do Jequitinhonha, da estatuária Carajá e africana.
Já “Um baú de fundo fundo”, de 1975, reúne histórias, lendas e cantigas da cultura mineira. A montagem marcou o período formativo do grupo, trazendo inovações técnicas como o uso de bonecos de fio e sombras, além de uma cenografia multifuncional que contribuiu para a consolidação artística do Giramundo.
Sobre o grupo
Fundado em 1970 por Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu, o Grupo Giramundo é hoje dirigido por Bia Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares. Ao longo de sua trajetória, a companhia criou mais de 40 espetáculos e reúne um acervo de cerca de 1.500 bonecos.
Reconhecido nacionalmente, o Giramundo se destaca pela pesquisa estética, pela excelência técnica e pelo diálogo constante com a cultura brasileira e a literatura clássica. Atualmente, o grupo atua como um núcleo multimídia, integrando teatro de bonecos, cinema de animação e ações formativas, consolidando-se como referência no teatro de animação no Brasil.
Serviço
Ocupação Giramundo – Juiz de Fora
01/05, às 15h
Palestra “Processo Giramundo”
Cinema Alameda (Alameda Shopping)
02/05, às 19h
Espetáculo “Cobra Norato”
Teatro Paschoal Carlos Magno
03/05, às 17h
Espetáculo “Um baú de fundo fundo”
Teatro Paschoal Carlos Magno
Entrada gratuita
Atividades sujeitas à lotação dos espaços.