Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 10/4/2026 - 17:49


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Prefeitura capacita profissionais em técnicas de estabilização de taludes para reforçar ações de reconstrução



Portal de Notícias PJF | Prefeitura capacita profissionais em técnicas de estabilização de taludes para reforçar ações de reconstrução | PREFEITA - 10/4/2026


A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, o Curso de Estabilização de Taludes, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm). A capacitação intensiva foi voltada a profissionais da área de engenharia e obras, com foco no aprimoramento de técnicas e na troca de conhecimentos, com o objetivo de impulsionar os projetos de reconstrução da cidade. Mais de 160 profissionais, entre servidores da Prefeitura de Juiz de Fora, do setor privado e estudantes se inscreveram para o evento.

Na abertura do evento, a prefeita Margarida Salomão destacou a importância do momento para capacitação e construção conjunta. “Após essa chuva absolutamente destrutiva que enfrentamos, felizmente para nós a ciência nos socorre. A engenharia é a arte de conduzir as águas. É claro que temos realizado intervenções e várias resistiram a essas chuvas, como os paredões nas ruas José Lourenço, São José e José Orozimbo, o que demonstra os esforços de engenharia. No entanto, somos desafiados a encontrar soluções mais eficazes. Estou convencida de que a engenharia pode nos oferecer as respostas necessárias e a competência técnica para a captação de recursos. Capacitações como esta são fundamentais para promover a evolução do conhecimento e nos preparar para os desafios futuros”, afirmou.

O curso foi ministrado pelo pós-doutor em geotecnologia Alberto Ortigão, graduado, mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado em três instituições internacionais. O especialista apresentou conteúdos relacionados à mecânica dos solos, contribuindo para o aprimoramento das práticas voltadas à movimentação de terra no município.

A Secretária de Obras Bruna Rocha, ressaltou os desafios enfrentados no período recente. “No mês de fevereiro, enfrentamos um volume de chuvas extremamente elevado, que resultou em diversos escorregamentos e situações de risco em diferentes regiões da cidade. Esse cenário trouxe desafios técnicos relevantes e reforçou a necessidade de elaboração ágil e qualificada de projetos de contenção. Diante disso, torna-se ainda mais evidente a importância da capacitação contínua dos profissionais para que possamos atuar com mais eficiência, segurança e responsabilidade na prevenção e mitigação desses riscos, além da elaboração de soluções efetivas”, destacou.




 IMPRIMIR 
23/10/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF neste domingo de eleições, 25
23/10/2026 - SEL
Atleta juiz-forano Arthur Peterson Bilger conquista dois títulos e bate recorde nos Jogos Escolares da Juventude
23/10/2026 - FUNALFA
Com solo de atriz indígena, espetáculo “Koya Ucho” estreia no Teatro Paschoal Carlos Magno
23/10/2026 - SEBEAL
Sebeal lança campanha de Natal para arrecadar doações para animais do Canil Municipal
23/10/2026 - MEIO AMBIENTE
Saiba tudo para participar do Programa Jovens em Ação Climática
23/10/2026 - SEDUPP
Prefeitura avança com o Reconstruindo Lares para recuperar moradias atingidas pelas chuvas
23/10/2026 - MULHERES
Outubro Rosa: Secretaria das Mulheres realiza ação de promoção à saúde feminina em parceria com a UFJF
23/10/2026 - FUNALFA
Animação em stop motion leva universo punk de Angeli à Tela Brasileira
23/10/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil conclui demolição de dez imóveis nesta semana
23/10/2026 - SMU
Educação para o trânsito: SMU realiza palestras e abordagens educativas
23/10/2026 - SO
PJF compartilha iniciativas de recuperação pós-calamidade em evento no Rio de Janeiro
23/10/2026 - SS
Nota à imprensa
22/10/2026 - SMU
Linha 404 volta a circular pelo itinerário completo no Santa Rita a partir desta sexta-feira, 23
22/10/2026 - SMU
PJF reforça sinalização e medidas de segurança para pedestres no Mariano Procópio
22/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Professora de Creche e mais outras 600 novas oportunidades
22/10/2026 - FUNALFA
PJF publica resultado final do edital de premiação de Pontos e Pontões de Cultura
22/10/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove contação de histórias infantis sobre mitos e lendas da cultura brasileira
22/10/2026 - SETUR
Caminhando pela História leva grupo para conhecer os segredos da gastronomia na UniAcademia
21/10/2026 - SMU
Sistema de cadastramento do Passe Livre Estudantil fica temporariamente indisponível para manutenção técnica
21/10/2026 - PREFEITURA
TJMG dá razão à Prefeitura de Juiz de Fora e rejeita pedido baseado em acusações sem provas de irregularidades na saúde
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora