

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora (CMDCA/JF) elegeu e empossou, nesta quarta-feira, 8, a nova Mesa Diretora responsável por conduzir os trabalhos do colegiado no período de abril de 2026 a abril de 2027. A cerimônia foi realizada na Casa dos Conselhos, vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).
O CMDCA é um espaço de participação e deliberação que reúne representantes do poder público e da sociedade civil para formular, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município, reforçando o caráter democrático e participativo da gestão dessas políticas.
Ao se despedir da presidência do Conselho, Luciano Franco Ribeiro destacou os avanços construídos ao longo da gestão e o fortalecimento das políticas voltadas à proteção da infância e da adolescência.
“Assumir a presidência do Conselho foi uma das funções mais relevantes da minha trajetória pública. Tivemos desafios importantes, mas também avanços concretos, como a condução transparente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possibilitou a destinação de recursos para projetos comprometidos com a transformação da realidade local. Também investimos na qualificação da rede de proteção, com a capacitação de cerca de 280 profissionais no curso de escuta especializada, fo