

O projeto Quintas Musicais está de volta ao auditório do Mercado Cultural AICE e abre a nova temporada com uma homenagem a uma das maiores compositoras da música popular brasileira. A primeira edição do retorno será realizada nesta quinta-feira, 9, às 20h, com o espetáculo Tributo à Sueli Costa, conduzido pelo maestro e arranjador Marcio Hallack, ao lado de músicos e convidados especiais. O show será realizado no Mercado Cultural AICE (segundo piso do Mercado Municipal de Juiz de Fora), com entrada gratuita e sujeita a lotação do espaço, com ingressos distribuídos na porta.
A retomada marca o início de uma temporada que segue até 10 de dezembro, com apresentações em duas quintas-feiras por mês, reafirmando o Mercado Cultural AICE como espaço dedicado à formação de público e à valorização da música de qualidade.
“Estamos muito felizes em celebrar essa parceria que garante a continuidade do ciclo de concertos Quinta Musical no Auditório do MC AICE, viabilizado pelo patrocínio da Unimed JF”, destaca a gerente do Departamento de Formação de Agentes Culturais e Produção da Funalfa, Nara Pinheiro, responsável pelo projeto.
Para Hallack, o convite para abrir a nova fase do projeto teve um significado especial, tanto pela importância do Quintas Musicais para a cidade quanto pela forte ligação pessoal e artística que mantém com a obra de Sueli Costa. “Fiquei muito feliz com o convite. A proposta é mostrar a beleza da música da Sueli Costa, que considero uma das maiores compositoras do país, ao lado de nomes como Tom Jobim e João Donato”, afirma.
A relação do maestro com a artista e sua família atravessa décadas. Amigo próximo de Sueli, Hallack já dedicou um trabalho fonográfico à compositora, em parceria com a cantora Daniela Aragão. O foco do álbum “Face a Sueli Costa Face a Cacaso” é na parceria entre a compositora e o poeta, na voz de Daniela, também convidada da apresentação desta quinta. “A partir desse disco, a gente tomou ainda mais conhecimento da grandiosidade da obra dela. Agora, neste tributo, ampliamos esse olhar para outras parcerias, como Paulo César Pinheiro, Tite de Lemos e outros letristas fundamentais na trajetória da Sueli”, explica.
Nascida no Rio de Janeiro e criada em Juiz de Fora, Sueli Costa construiu uma das trajetórias mais respeitadas da MPB. Criada em uma família de músicos, aprendeu violão ainda na adolescência e iniciou a carreira como compositora nos anos 1960, enquanto estudava Direito em Juiz de Fora. Ao longo de mais de cinco décadas, teve canções gravadas por intérpretes como Elis Regina, Simone, Nana Caymmi, Fagner, Gal Costa e Maria Bethânia, consolidando seu nome entre os grandes compositores brasileiros. 
O tributo desta quinta propõe um passeio por diferentes fases e parcerias da artista, ressaltando a sofisticação harmônica, a delicadeza melódica e a força poética de sua obra.