

*atualizado às 16h36
A Secretaria de Saúde (SS) inicia, nesta segunda-feira, 30, a campanha 2026 de vacinação contra o vírus Influenza, principal causador da gripe. Os imunizantes estarão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA) e no Vacimóvel. A programação da campanha inclui, ainda, a realização do Dia D, previsto para sábado, 11 de abril.
A vacina é aplicada em dose única e, neste primeiro momento, será destinada a grupos prioritários (confira a lista completa ao fim do texto). O município de Juiz de Fora recebeu da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) um total de 18 mil doses e já solicitou reposições graduais do estoque, conforme o avanço da campanha.
Neste ano, a vacina oferece proteção contra três cepas do vírus Influenza: A/Missouri/11/2025 (H1N1), A/Singapore/GP20238/2024 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem Victoria). A imunização pode ser realizada simultaneamente a outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, sem prejuízo à sua eficácia.
Locais e horários de aplicação
Excepcionalmente nesta segunda-feira, 30, para marcar o início da campanha, o Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, nº 523, contará com o Vacimóvel como ponto de vacinação contra a gripe.
Após essa ação inicial, o veículo seguirá com a aplicação exclusiva da vacina contra a gripe, conforme a programação abaixo, com funcionamento das 9h às 16h. Confira a programação completa:
Unidades Básicas de Saúde:
Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente:
Segundas, quartas e sextas: das 8h às 13h
Terças e quintas: das 8h às 11h
Vacimóvel (somente vacinação contra gripe):
30/03 | Centro de Vigilância em Saúde - Morro da Glória
31/03 | Calçadão (Cine-Theatro Central) - Centro
01/04 | Praça Jarbas de Lery Santos - São Mateus
06/04 | Praça da Baleia - Bairu
08/04 | Praça Menelick de Carvalho - Santa Helena
Documentação necessária
Além de apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários também devem apresentar comprovante da condição que assegura o direito à vacinação.
Grupos prioritários a serem vacinados:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes em qualquer idade gestacional
Idosos (60 anos ou mais)
Puérperas
Povos indígenas a partir de 6 meses
Quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde (médicos, profissionais da enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, nutricionistas, biomédicos, veterinários, entre outros)
Trabalhadores de apoio da saúde (recepcionistas, seguranças, limpeza, cozinheiros, motoristas, cuidadores de idosos, doulas/parteiras, estudantes da área da saúde em atendimento).
Professores do ensino básico e superior de instituições públicas e privadas
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento (policiais federais,, pa civis, militares, rodoviários, bombeiros militares e civis, guardas municipais).
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
Trabalhadores portuários
Trabalhadores dos correios
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, incluindo adolescentes e jovens 12 a 21 anos em medidas socioeducativas
Pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, como doenças respiratórias crônicas (asma moderada ou grave, DPOC, Bronquiectasia, Fibrose cística, Doenças intersticiais pulmonares, Displasia broncopulmonar, Hipertensão pulmonar, Doença pulmonar crônica da prematuridade)
Pessoas com doenças cardíacas crônicas (cardiopatia congênita, hipertensão com comorbidades, doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca)
Pessoas com doença renal crônica
Doença hepática crônica
Doenças neurológicas crônicas (AVC, paralisia, doenças degenerativas ou hereditárias do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave).
Diabetes (tipo I ou II em uso de medicamentos).
Imunossupressão (congênita ou adquirida, por doença ou medicamentos)
Obesidade grave
Transplantados de órgãos sólidos e transplante de medula óssea
Portadores de trissomias
Dúvidas e informações
Setor de Imunização - Central de Vacinas: 3214-4180.