Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 12/3/2026 - 10:54


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Prefeitura orienta famílias desalojadas e beneficiários sobre cadastros e saques de benefícios após chuvas



Portal de Notícias PJF | Prefeitura orienta famílias desalojadas e beneficiários sobre cadastros e saques de benefícios após chuvas | SAS - 12/3/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), orienta as famílias que estão desalojadas, mas que se encontram em casas de parentes ou amigos, ou que tiveram suas residências atingidas pelas chuvas e ainda não realizaram o cadastro, a procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de referência de origem — ou seja, da região onde residiam anteriormente. Para o fazer cadastro, basta informar dados pessoais, como nome, CPF e o endereço onde residia.

Com o cadastro, será possível levantar as demandas e identificar o perfil de cada família. Em um segundo momento, as informações serão encaminhadas ao Governo Federal, responsável por analisar e conceder os benefícios emergenciais.

Em relação ao saque calamidade do FGTS, o benefício foi liberado para todos os moradores de Juiz de Fora. Para dúvidas ou informações sobre o saque, o trabalhador deve procurar diretamente a Caixa Econômica Federal. Não é necessário ir até o CRAS para realizar cadastro ou obter informações sobre esse benefício.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o saque dos valores será liberado no primeiro dia do calendário de pagamento do mês para todas as famílias, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS), ou seja, no dia 18 de março. As pessoas que perderam o cartão poderão realizar o saque por meio da Declaração Especial de Pagamento. A declaração pode ser retirada no CRAS Centro, localizado na Rua Halfeld, 450, 4º andar (Supervisão do Cadastro Único), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 17h.

Já os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também terão antecipação do pagamento e receberão a parcela no dia 25 de março, primeiro dia do calendário regular deste mês, podendo realizar o saque a partir desta data.

Também não é necessário procurar o CRAS para atualizar o Cadastro Único (CadÚnico). Nenhum benefício será suspenso, bloqueado ou cancelado por falta de atualização cadastral durante o decreto de calamidade. Os benefícios emergenciais serão concedidos às famílias atingidas pelas chuvas mesmo que o cadastro esteja desatualizado. 

Confira no vídeo

Endereços dos CRAS:

CRAS Centro
Rua Halfeld, 450, Andar 4 - Centro

CRAS Leste Linhares
Rua Diva Garcia, 1811 - Linhares

CRAS Leste Vitorino Braga
Praça Teotônio Vilela, S/N - Vitorino Braga

CRAS Nordeste Grama
Praça Áureo Gomes Carneiro, S/N - Grama

CRAS Nordeste Barbosa Lage
Avenida Marginal, 50 - Barbosa Lage

CRAS Norte Benfica
Praça CEU

CRAS Norte Santa Cruz
Rua Maria Geny Barbosa, 50 - Santa Cruz

CRAS Sudeste Costa Carvalho
Rua Costa Carvalho, 7 - Costa Carvalho

CRAS Sudeste Olavo Costa
Rua Jacinto Marcelino, 25 - Vila Olavo Costa

CRAS Sul Ipiranga
Rua Bady Geara, 226 - Ipiranga

CRAS Oeste São Pedro
Rua Sady Monteiro Boechat, 185 - São Pedro




 IMPRIMIR 
19/6/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil emite alerta de onda de frio e reforça campanha de arrecadação de agasalhos em Juiz de Fora
19/6/2026 - EMCASA
Comitê de Acompanhamento Comunitário realiza primeira reunião sobre obras de macrodrenagem e esgotamento no Bairro Industrial
19/6/2026 - SO
PJF realizará sondagens complementares no bairro Industrial neste sábado, 20
19/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora lança pesquisa para conhecer perfil de mulheres empreendedoras
19/6/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe curta mineiro e animação premiada na próxima terça, 23
19/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para costureiro(a) e outras oportunidades de emprego
19/6/2026 - SAS
Cras Sudeste Costa Carvalho promove reflexão sobre autocuidado e fortalecimento feminino
19/6/2026 - DEMLURB
Demlurb promove capacitação voltada à saúde e segurança dos servidores
19/6/2026 - SAS
CREAS promovem encontros para fortalecer ações de combate ao trabalho infantil em Juiz de Fora
19/6/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura garante gratuidade no transporte coletivo para mais estudantes da rede pública
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio disponibiliza carteirinha digital para acesso ao Clube da Caminhada e à Caminhada Noturna
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio participa do 18º Encontro Brasileiro de Museus-Casas
18/6/2026 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2026: confira os jogos da próxima semana
18/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora cria grupo de estudos para auxiliar consumidores em situação de superendividamento em função de vícío em jogos
18/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 36 novas oportunidades de emprego
18/6/2026 - FUNALFA
Funalfa e Polo Audiovisual de Juiz de Fora participam do lançamento do programa Brasil Criativo
18/6/2026 - SESUC
Guarda Municipal recolhe animal silvestre entregue voluntariamente por morador
18/6/2026 - SS
Dia D de Multivacinação acontece neste sábado, 20, em todas as UBSs de Juiz de Fora
18/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor de Juiz de Fora recebe Selo Diamante Sebrae em Brasília
18/6/2026 - SETUR
Educatur leva 42 crianças e adolescentes ao Parque da Lajinha
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora