Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 2/3/2026 - 18:57



Prefeitura reforça atuação integrada com Estado e União para acelerar resposta à tragédia



Portal de Notícias PJF | Prefeitura reforça atuação integrada com Estado e União para acelerar resposta à tragédia | DEFESA CIVIL - 2/3/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora segue atuando de forma planejada e integrada com equipes estaduais e federais no enfrentamento às consequências da tragédia registrada no município. O foco do trabalho é a proteção de vidas, a redução de riscos e a garantia de respostas rápidas à população.

A articulação conjunta envolve a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, em uma cooperação que já vinha sendo desenvolvida e que foi intensificada diante do cenário mais crítico. “Esse é um trabalho que a gente fez em conjunto o tempo inteiro. Agora nós passamos pelo  momento mais crítico, de localização das vítimas, e vamos fazer a reestruturação, para tentar voltar à normalidade. A gente vai pedir paciência da população, mas nós estamos todos aqui, o Estado, o município e a União, trabalhando todo mundo em conjunto. Então, nós temos certeza que com o nosso trabalho conjunto, Juiz de Fora vai dar resposta o mais rápido possível”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, responsável pela Defesa Civil municipal, durante a reunião de alinhamento das forças envolvidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Rezende, a união de esforços tem sido determinante para a retomada da cidade. “A gente está trabalhando num espírito de cooperação, município, Estado, União. Todos estão trabalhando de maneira harmônica e não tem falta de recursos. Quero agradecer à Prefeitura e parabenizar pelo trabalho que tem sido feito. Reforço que o apoio que daremos à prefeitura será num regime de 24 horas, para acelerar muito a velocidade dessas respostas.”

O comandante da Polícia Militar, Coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto, também ressaltou a importância da atuação integrada. “A Polícia Militar continua no apoio, não só à Defesa Civil, mas a todos os órgãos de fiscalização da Prefeitura, para que a cidade consiga voltar o mais rápido possível à sua normalidade, na defesa do patrimônio e no acolhimento daqueles que, inclusive, estão nos abrigos, com o reforço do policiamento.”

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, Joselito Oliveira de Paula, enfatizou a continuidade das ações conjuntas. “O Corpo de Bombeiros também segue junto nesse trabalho. Todas as agências estavam juntas a todo momento. Graças a Deus conseguimos concluir com êxito a recuperação de todas as vítimas, mas o nosso trabalho continua. Inclusive, estamos iniciando hoje um trabalho com um pelotão de vistoriadores que está presente aqui em Juiz de Fora, para apoiar a Defesa Civil municipal e estadual nas vistorias conjuntas nas áreas de risco.”

Confira o vídeo



 




 IMPRIMIR 
2/3/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos principais serviços da PJF nesta terça-feira, 3:
2/3/2026 - DEFESA CIVIL
Prefeitura reforça atuação integrada com Estado e União para acelerar resposta à tragédia
2/3/2026 - PREFEITA
Com vereadores, prefeita assina decreto que isenta o pagamento do IPTU para imóveis atingidos pela tragédia
2/3/2026 - SS
Secretaria de Saúde informa novos endereços temporários para atendimentos do DID e do DGDE
2/3/2026 - SEDUPP
Feiras livres serão realizadas normalmente nesta semana
2/3/2026 - FUNALFA
Galeria Nívea Bracher recebe mostra que transforma madeira reaproveitada em obras de arte
2/3/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora alerta para golpes em pedido de doações
2/3/2026 - SMU
Fluxo na Avenida Itamar Franco é normalizado e Rua Benjamin Guimarães, no Democrata, é liberada com mudanças
2/3/2026 - SEL
10ª Corrida Tecnobit é adiada em razão das chuvas em Juiz de Fora
2/3/2026 - SEL
Calendário da Copa Prefeitura de Futsal 2026 é alterado em função das chuvas
2/3/2026 - SAS
Prefeitura orienta população sobre Cadastro Único e benefícios emergenciais após chuvas
2/3/2026 - SS
SS e Unimed firmam parceria para ampliação de atendimento médico e vacinação
2/3/2026 - CESAMA
Cesama atualiza situação das unidades operacionais nesta segunda-feira, 2
2/3/2026 - DEMLURB
Demlurb divulga cronograma de limpeza de ruas para esta segunda-feira, 2
2/3/2026 - SEDIC
SEDIC encaminha pleitos aos governos Federal e Estadual, com o objetivo de proteger a economia, preservar empregos e garantir a competitividade da Zona da Mata
2/3/2026 - SEDUPP
Fiscalização da SEDUPP atua no apoio à Defesa Civil e reforça ações preventivas após chuvas
2/3/2026 - SEL
Projetos esportivos esportivos da SEL serão retomados no dia 9 de março
1/3/2026 - SMU
Desobstruções e fechamentos preventivos: trânsito ganha alívio com mais vias liberadas e novas sinalizações
1/3/2026 - SEDH
PJF alerta: abrigos não são pontos de doação
1/3/2026 - SMU
Transporte público retoma horários de dias úteis, mas segue em operação de segurança
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2

Razão Social: Municipio de Juiz de Fora
E-mail: institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02