Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 2/3/2026 - 17:21



Com vereadores, prefeita assina decreto que isenta o pagamento do IPTU para imóveis atingidos pela tragédia



Portal de Notícias PJF | Com vereadores, prefeita assina decreto que isenta o pagamento do IPTU para imóveis atingidos pela tragédia | PREFEITA - 2/3/2026

Em reunião realizada com vereadores em seu gabinete, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, assinou nesta segunda-feira, 2, o decreto que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano aos proprietários de imóveis atingidos por águas, lama ou deslocamentos de terra em decorrência da tragédia da última semana.

A medida amplia o alcance da norma anterior, que já previa isenção para imóveis alagados, inundados ou invadidos pelas águas. Com o novo decreto, passam a ser contemplados também os casos de deslizamentos e instabilidade do solo que tenham causado danos às edificações. Serão contemplados, inclusive, contribuintes que já tenham realizado o pagamento do imposto anteriormente às chuvas que atingiram a cidade na semana passada.

“Nós já tínhamos um decreto anterior que isentava os imóveis que tivessem sido alagados, inundados, invadidos pelas águas. Recentemente, nesse grande desastre que nos alcançou, nós tivemos também muitos deslizamentos de terras em imóveis que foram alcançados por essa instabilidade do terreno. O documento define quais são os processos por meio dos quais as pessoas poderão reivindicar essa isenção. Então: sem IPTU para quem tenha sido atingido por essa tragédia”, destacou a prefeita.

O presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho, também ressaltou a importância da iniciativa. “A Câmara Municipal está ao lado da prefeita, sancionando esse decreto. É uma medida muito importante, que atende ao anseio do Legislativo de garantir proteção financeira e tributária a quem sofreu com o desastre ocorrido na semana passada”, afirmou.

Recentemente, a Prefeitura já havia desburocratizado o sistema de requerimentos de isenção do IPTU, buscando dar celeridade ao acesso ao benefício. Eventuais mudanças ou especificidades de regras para o acesso ao benefício serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura em breve.

Foto: Felipe Gasparete

Confira o vídeo

#DadosCalamidade

 



 IMPRIMIR 
2/10/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF neste domingo de eleições, 4
2/10/2026 - SMU
Ônibus circulam com horários de dias úteis, duas linhas especiais, e com a habitual gratuidade neste domingo de eleições
2/10/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe documentário sobre os 60 anos do Grupo Divulgação
2/10/2026 - SEDIC
Comunidade em Movimento divulga segundo edital de capacitação de mulheres para o bairro Santa Luzia
2/10/2026 - SMU
Corrida e Caminhada do Sest Senat: transporte e trânsito na Zona Norte terão alterações neste sábado, 3
2/10/2026 - PREFEITA
Prefeita anuncia edital para a obra de contenção da Curva da Miséria
2/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem cinco novas oportunidades de emprego cadastradas nesta sexta-feira, 2
1/10/2026 - DEFESA CIVIL
Margarida Salomão institui o Plano de Contingência para Enfrentamento a Desastres Climáticos
1/10/2026 - PREFEITURA
COMUNICADO
1/10/2026 - SMU
Obras alteram trânsito na Avenida Lúcio Bitencourt, no Bairro Industrial
1/10/2026 - SETUR
Educatur promove oficina para idosos nos jardins do Museu Mariano Procópio
1/10/2026 - SMU
Ônibus circulam com horários de dias úteis e com a habitual gratuidade neste domingo, 4, de eleições
1/10/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio não abre neste domingo, 4, em função das eleições
1/10/2026 - MULHERES
Secretaria das Mulheres promove roda de conversa sobre o setembro amarelo
1/10/2026 - DEMLURB
Demlurb participa do 1º Encontro Mineiro de Psicologia no contexto de riscos e desastres
1/10/2026 - SDA
Segunda edição do Encontro de Produtores de Pecuária Leiteira reúne 21 produtores em curso de fabricação de queijos padrão e meia cura em Juiz de Fora
1/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem nova oportunidade para Trancista Auxiliar, e mais outras 11 vagas de emprego cadastradas no dia de hoje.
1/10/2026 - FUNALFA
PJF lança o último edital do Ciclo 2 da PNAB com investimento de R$ 500 mil para ações culturais continuadas
30/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 8 novas oportunidades de emprego cadastradas no dia de hoje, e mais de 350 outras vagas nesta semana.
30/9/2026 - CESAMA
Duas interrupções no abastecimento de água podem afetar regiões Leste, Centro e Sudeste nesta quinta-feira, 1º
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora