

O Procon de Juiz de Fora, por meio da Escola de Direito do Consumidor e Educação Financeira (EDCEF), promoveu nesta segunda-feira, 9, uma roda de conversa sobre educação financeira no CRAS Nordeste, localizado no bairro Grama.
A atividade foi conduzida pelo supervisor da Escola e especialista financeiro, Leonardo Fortuna, que dialogou com pessoas idosas sobre organização das finanças pessoais, consumo consciente, prevenção ao superendividamento, funcionamento de financiamentos e taxas de juros, além de cuidados para evitar golpes e estratégias para o planejamento e o controle do orçamento doméstico.
Durante o encontro, também foram apresentados os projetos desenvolvidos pela EDCEF, com orientações específicas voltadas ao público aposentado, como os cuidados ao frequentar agências bancárias, os direitos das pessoas aposentadas e pensionistas e a atenção necessária em relação aos empréstimos consignados. Foram abordadas, ainda, formas de identificar a existência de contratos ativos, a importância do acesso e do uso do aplicativo Meu INSS e a compreensão das operações realizadas no momento do saque do benefício.
Além disso, o Procon alertou sobre golpes recorrentes que atingem especialmente a população idosa, oferecendo orientações práticas para identificação e prevenção dessas situações.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 2104-8702.