

Na sexta-feira, 6, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), executado pela Amac e pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou uma ação de conscientização na Praça da Estação. A iniciativa contou com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DDST), vinculado à Secretaria de Saúde (SS), e teve como foco a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no período que antecede o Carnaval.
A atividade teve como objetivo orientar e conscientizar a população em situação de rua, contribuindo para a redução do risco de novas infecções, a promoção da saúde sexual e o enfrentamento do estigma relacionado ao uso de métodos de barreira, como preservativos masculinos e femininos. Durante a ação, foram distribuídos folders informativos e preservativos às pessoas que circulavam pelo local. Ao todo, 23 pessoas em situação de rua foram atendidas. Destas, três foram encaminhadas para a Casa de Passagem, duas para o serviço de Consultório na Rua e uma para atendimento voltado à documentação civil.
A ação integrada amplia o acesso da população em situação de rua à informação e ao apoio da rede socioassistencial e das políticas públicas de saúde, fortalecendo a proteção social, a promoção da cidadania e a garantia de direitos.