8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico 5. Igualdade de Gênero
Primeira edição do Espaço Emprego do ano reúne mais de 700 participantes
Cerca de 700 pessoas participaram da primeira edição do Espaço Emprego JF em 2026, realizado nesta sexta-feira, 30, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Centro de Juiz de Fora. A edição integrou a programação da ação TRANSformando a Cidadania, no âmbito da Semana Municipal de Visibilidade e Empregabilidade Trans .
Empresas de diferentes setores participaram do evento, oferecendo vagas, recebendo currículos e realizando pré-seleções de candidatos. Para Yasmin Coutinho, assistente de Recursos Humanos do ABC da Construção, a ação é estratégica para fortalecer os processos seletivos. “Já é o quarto mutirão que eu estou participando. A gente consegue captar muitos currículos, que agregam muito aqui dentro da empresa com oportunidades e pessoas interessadas em trabalhar. Hoje a gente consegue fechar muitas vagas graças à Prefeitura e esse projeto”, destacou.
O grupo GPS, terceirizada da ArcelorMittal, participou pela primeira vez do mutirão. Para Ana Carolina da Silva, analista de Desenvolvimento Organizacional da empresa, os resultados foram bastante positivos. “Foi muito gratificante participar. Conseguimos vários perfis para a posição de enlonador, que é uma vaga em que temos carência. Vimos vários potenciais, além de formar um banco de talentos para outras oportunidades que possam surgir”, ressaltou.
Além de beneficiar as empresas, o Mutirão de Empregos também impacta diretamente a vida de quem busca uma oportunidade, especialmente jovens em busca do primeiro emprego. Moradora do bairro Teixeiras, Maria Luísa Souza de Menezes participou pela primeira vez da ação. “Estou procurando meu primeiro emprego e essa é a primeira experiência em um mutirão de emprego. Acho muito importante porque, às vezes, é burocrático sair e se deslocar para entregar currículos em vários lugares. Aqui está tudo junto, várias empresas, e a gente tem essa oportunidade de entregar vários currículos no mesmo lugar”, relatou.
Lorraine Cristina, do bairro Bela Aurora, também aprovou a iniciativa. “Eu gostei da experiência, achei bem organizado e é bem melhor mesmo para entregar os currículos”, afirmou.
O projeto Espaço Emprego JF integra o programa GerAÇÃO JF: Emprego, Renda e Negócios, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC). Nesta edição, contou com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).
Além do mutirão, foram oferecidos serviços voltados à cidadania, educação, saúde e assistência social, com o atendimento da Sala do Empreendedor, orientação para retificação de nome e gênero, inscrição e atualização do Cadastro Único, inscrições no EJA e no CPC, atendimentos da equipe do Ambulatório de Saúde Integral de Pessoas Trans do HU/UFJF, vacinação e bazar solidário, promovidos pela Secretaria da Mulher.
Essa ação da Prefeitura integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (#ODS8) - Trabalho decente e crescimento econômico