

O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (SAS/PJF), realizou, no dia 30 de dezembro de 2025, uma ação socioeducativa na Praça de Benfica, na Zona Norte do município. A iniciativa ocorreu das 9h às 12h e contou com a parceria do Centro Pop, do Cras Norte Benfica e do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) Benfica.
A ação teve como foco o atendimento à população em situação de rua que ocupa o território da Zona Norte, com a realização de Cadastros Únicos e a orientação sobre o acesso aos serviços da política de assistência social. Ao todo, foram efetuados 30 atendimentos, entre Cadastros Únicos, encaminhamentos permanentes e provisórios para acesso ao Restaurante Popular de Benfica, direcionamentos para acompanhamento de famílias pelo Cras Norte Benfica e para acolhimento institucional com funcionamento 24 horas.
O objetivo da iniciativa foi garantir o acesso da população em situação de rua ao Cadastro Único do Governo Federal, além de ampliar o conhecimento sobre os serviços socioassistenciais disponíveis para esse público. A ação contribui para a proteção social, o fortalecimento do acesso a direitos e a ampliação da rede de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social em Juiz de Fora.