

Durante o mês de dezembro, a Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com as casas de acolhimento de crianças e adolescentes, desenvolve anualmente uma iniciativa que vai além de um simples encontro: um almoço especialmente pensado para fortalecer vínculos afetivos e preservar histórias de vida.
Nesse momento, cada jovem é convidado a levar alguém especial — seja um membro da família extensa, como avós ou tios, uma família em processo de aproximação ou aquela para a qual está em fase de retorno. A ação reafirma a importância da convivência familiar e comunitária, do pertencimento e do cuidado na trajetória de cada criança e adolescente.
Integrado ao encontro, o projeto “Criando Memórias”, idealizado pela fotógrafa Daniela Paiva, da Miraagen Fotografias, busca eternizar sentimentos, identidades e histórias por meio da fotografia. “Eternizar o afeto e a identidade de cada jovem é o grande objetivo do projeto, para que eles se lembrem de sua história”, destaca Daniela.
Para a secretária de Assistência Social, Malu Salim, a iniciativa reforça o compromisso da política de assistência com o desenvolvimento integral dos jovens. “Cuidar também é preservar histórias, fortalecer laços e garantir que cada criança e adolescente se reconheça como sujeito de afeto, pertencimento e direitos. Essas ações deixam marcas positivas que contribuem para a construção da autoestima e para um futuro mais seguro e acolhedor”, afirma.
Além do almoço especial, a programação de fim de ano contempla diversas atividades nas casas de acolhimento, como jantares e cafés da manhã comemorativos, entrega de presentes, ações do apadrinhamento afetivo, festas de Natal realizadas por voluntários, visita do Papai Noel, lanches, passeios, visitas às luzes de Natal e outras iniciativas voltadas à convivência e ao bem-estar.
As atividades seguem até o dia 23 de dezembro, reforçando o compromisso da SAS com a proteção, o afeto e a construção de memórias positivas, fundamentais para o desenvolvimento emocional e social de cada criança e adolescente.