

Na segunda-feira, 8, cerca de 16 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro São Benedito realizaram uma apresentação de coral na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS). A ação integrou uma série de apresentações realizadas em diferentes espaços da cidade, que também ocorreram no Centro de Convivência São Benedito, no Santa Cruz Shopping, no Mister Shopping, na sede da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC) e na Clínica DaVita.
Ao longo do mês, novas apresentações estão previstas no próprio bairro São Benedito, ampliando o contato das crianças com a comunidade e fortalecendo o vínculo com o território.
O coral faz parte das oficinas de musicalização oferecidas pelo SCFV. Em Juiz de Fora, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) está presente em 12 unidades, e atende 1.768 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, especialmente em territórios com maior vulnerabilidade social. Além da música, os participantes têm acesso a oficinas culturais, esportivas e socioeducativas.
De acordo com Sandra Jacob, gerente do Departamento de Proteção Básica, o SCFV tem como porta de entrada os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Isso garante ações integradas ao território, fortalecendo laços comunitários e oferecendo atividades que contribuem para a autonomia e o desenvolvimento social dos usuários”, ressaltou.
Para o supervisor de Gestão dos SCFV, Leandro Ribeiro, o serviço é fundamental na proteção social de crianças e adolescentes. “O SCFV é uma rede de proteção que previne situações de risco social. Para além das atividades culturais, esportivas e tecnológicas, o serviço cria oportunidades de inclusão social, desenvolvimento de autonomia e amplia as perspectivas de futuro dos participantes”, destacou.