Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 16/7/2025 - 11:01



Juiz de Fora firma parceria com Instituto Zeca Pagodinho para implantação da “Escolinha do Samba” no Mercado Municipal



Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora firma parceria com Instituto Zeca Pagodinho para implantação da “Escolinha do Samba” no Mercado Municipal | FUNALFA - 16/7/2025
A cidade de Juiz de Fora dará início, em agosto, ao projeto “Escolinha do Samba”, uma iniciativa de formação musical gratuita voltada à valorização da cultura popular e ao desenvolvimento social por meio da arte. O projeto será realizado no Mercado Cultural AICE, no segundo piso do Mercado Municipal. A iniciativa tem duração prevista até dezembro de 2025.

A “Escolinha do Samba” é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e será desenvolvida em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da Secretaria de Turismo de Juiz de Fora (Setur).

Na última terça-feira (15), o diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas, e o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, realizaram uma visita à sede do Instituto, localizada em Xerém (RJ). Eles estavam acompanhados das gerentes Nara Pinheiro (Funalfa) e Carolina Toledo (Setur). O grupo foi recebido por Louiz Carlos, diretor do Instituto e filho do sambista Zeca Pagodinho, que apresentou as instalações e as principais atividades desenvolvidascom destaque para a formação musical que atualmente atende mais de 400 jovens da Baixada Fluminense.

Em Juiz de Fora, o projeto será coordenado pela cantora e musicista Juliana Stanzani e oferecerá oficinas gratuitas de canto coral, flauta, violão, cavaquinho e percussão. As aulas ocorrerão semanalmente, de terça a quinta-feira, conforme cronograma abaixo:

CRONOGRAMA DE AULAS – ESCOLINHA DO SAMBA

Terça-feira – Sala Multiuso da Funalfa, Mercado Municipal
• 9h às 11h – Canto Coral
• 13h às 14h – Flauta 1
• 14h10 às 15h10 – Flauta 2
• 15h10 às 15h30 – Intervalo
• 15h30 às 16h30 – Violão 1
• 16h40 às 17h40 – Violão 2

Quarta-feira
• 15h às 16h – Percussão (turma única)
• 16h às 17h – Percussão (turma única)

Quinta-feira
• 13h às 14h – Cavaquinho 1
• 14h10 às 15h10 – Cavaquinho 2

O projeto “Escolinha do Samba” se insere em uma estratégia mais ampla de fortalecimento da cultura local, formação artística e promoção da cidadania por meio da música, contribuindo para a democratização do acesso às artes e a valorização das raízes do samba em Minas Gerais.



 IMPRIMIR 
30/4/2026 - SEDUPP
Operação Comércio Legal apreende mais de 5 mil itens e reforça fiscalização do comércio irregular em Juiz de Fora
30/4/2026 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para elaboração dos projetos do Novo HPS
30/4/2026 - PREFEITA
Margarida Salomão participa da cerimônia de abertura do treinamento da Guarda Municipal para uso de arma de fogo
30/4/2026 - CESAMA
Obra na rua Braz Bernardino tem programação alterada e será iniciada neste domingo, 3
30/4/2026 - FUNALFA
Prefeitura lança editais da PNAB com investimento total de R$ 855 mil para fortalecer a Cultura Viva
30/4/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços essenciais da PJF durante o feriado do Dia do Trabalhador
30/4/2026 - SMU
Passeio motociclístico e corrida alteram o trânsito neste final de semana
30/4/2026 - SS
Seis regiões recebem ações de combate à dengue nesta quinta-feira, 30
30/4/2026 - PROCON
Pensando na formação financeira de jovens e adultos, Procon inicia atividade “Círculo de Economia e Autonomia”
30/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para comprador e outras oportunidades de emprego
30/4/2026 - SEL
Parque Municipal tem programação para todas as idades durante o feriado e o fim de semana
30/4/2026 - DEMLURB
Coleta de lixo estará suspensa nesta sexta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador
29/4/2026 - SMU
Prefeitura retoma atendimento dos ônibus na Rua José Sobreira, no Linhares, e adequa quadros de horários de outras quatro linhas
29/4/2026 - SEDH
SEDH e Mesa da Cidadania mantêm distribuição de doações para famílias atingidas pelas chuvas
29/4/2026 - SEDUPP
Operação “Luminis” autua atividades irregulares em estabelecimentos na Zona Norte
29/4/2026 - PREFEITURA
Comunicado - Mudança na Secretaria da Fazenda
29/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para camareira e outras oportunidades de emprego
29/4/2026 - PROCON
Procon abre inscrições para curso de educação financeira
28/4/2026 - SAS
Abordagem Social realiza ação socioeducativa para população em situação de rua na região Leste
28/4/2026 - SS
Juiz de Fora avança no combate à dengue e registra redução de 99,6% nos casos da doença
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora