Em sua 22ª edição, em 2025, o Feijão de Ogun, que começa nesta segunda-feira (7), se estende novamente por diversos espaços, debatendo políticas públicas para a população negra e fortalecendo a luta antirracista. Com o tema “Gênero, raça e sexualidade – A resistência dos corpos negros”, o evento busca enfrentar o racismo em todas as suas estruturas, combater as violações sofridas diariamente pelo povo negro e garantir a visibilidade dos povos e comunidades tradicionais das religiões de matriz africana, reivindicando espaço e respeito.
O Movimento Negro Unificado (MNU) e o Instituto Feijão de Ogun são os responsáveis pela organização do evento, que tradicionalmente se manifesta como um momento de agradecimento a Ogum, orixá da evolução e dos caminhos abertos. Nesta saudação, o feijão ofertado ao orixá transforma-se também em uma ação de solidariedade: a partir do plantio e da colheita do feijão, juntamente com doações recebidas, é produzida e distribuída gratuitamente uma feijoada para toda a comunidade presente na atividade, realizada na quadra da Escola de Samba União das Cores, no bairro Milho Branco.
Mais uma vez, neste ano, foi realizado o plantio e a colheita do feijão que será utilizado no preparo da feijoada a ser distribuída, bem como as atividades deste importante evento voltado às religiões de matriz africana e à população negra de Juiz de Fora.
Assim, ao longo de toda esta semana, até o dia 13 de julho, o Feijão de Ogun reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas para a população negra e o fortalecimento da luta antirracista, ao mesmo tempo em que celebra a resistência por meio da cultura, expressa pela música, arte e tradições dos povos de matriz africana. Serão ocupados espaços como a Praça Presidente Antônio Carlos, o Calçadão da Rua Halfeld, a Praça João Pessoa, o Teatro Paschoal Carlos Magno e a Quadra da Escola de Samba União das Cores, com diversas intervenções culturais que incluem música, dança, exposições e exibição de filmes, fortalecendo, assim, o cenário artístico de Juiz de Fora e região.
A programação também inclui a Caminhada Juiz de Fora Negra, um tour turístico pela cidade que resgata a história dos povos de origem africana que ajudaram a construir nosso município, mas que foram historicamente apagados da historiografia oficial. Nestes espaços de ocupação e diálogo, busca-se construir propostas que fortaleçam e ampliem a luta antirracista em nossa cidade e em todo o Brasil. O evento é inteiramente sem fins lucrativos e construído com a colaboração de diversos parceiros de diferentes setores.
Confira a programação completa:
Segunda-feira - 07/07
Abertura 22º Feijão de Ogun - Teatro Pascoal Carlos Magno
19h - Lançamento e apresentação do Documentário MNU - Movimento Negro Unificado 19h30 - Mesa Redonda com autoridades
20h - Palestra Magna com Paulo Azarias
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno - R. Gilberto de Alencar, 1 - Centro, Juiz de Fora - MG
Terça-feira - 08/07
19h - Caminhada pelos Territórios Livres
Local: Saída do Parque Halfeld, Rua Halfeld, Avenida Getúlio Vargas, Rua Dr. Paulo de Frontin e dispersão na Praça Presidente Antônio Carlos.
Quarta-feira - 09/07
18h - Abertura da exposição “Caminhos Ancestrais”, por Daniela Miranda
Local: Mercado Municipal
18h30 - Coral Akorin
Local: Mercado Municipal
19h - Roda de conversa “Entre peles e padrões: Identidade negra, masculinidade e dissidências sexuais”
Mesa: Tiago Azeviche (BA), Martvs das Chagas e mediação de Camilo Azarias Local: CCBM
Quinta-feira - 10/07
18h30 - Exibição do documentário “InterPretar-me”
19h - Roda de conversa “Herança e luta: Racismo e a realidade socioeconômica das famílias negras"
Mesa: Danielle Teles, Joana D’arc Talha, Jussara Alves e Mediação Dani Melo
Local: CCBM
Sexta-feira - 11/07
Praça Antônio Carlos
16h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária
17h - DJ MCastro
19h - Samba de Colher convida Aline Crispin e Camila Brasil
21h - RT Mallone convida Maria Preta e BRK Mallone
23h - Encerramento
Sábado - 12/07
Caminhada Juiz de Fora Negra
10h às 12h - Do Parque Halfeld até o Mirante do São Bernardo
Valor: R$ 30,00
Praça Antônio Carlos
14h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária
14h - Dj Anderson Fofão
15h - Samba D’Ilê convida Samba do Mato
16h45 - Maracatu Trovão da Roza
18h - Muvuka convida Òrúnmilá (RJ)
20h30 - Baile Black Bom (RJ)
23h - Encerramento
Domingo 13/11
Quadra União das Cores
12h - Distribuição do Feijão de Ogun (Gratuito)
12h - Samba de Ogun convida Mulheres do Samba JF e Bateria Sensação
16h - Xirê de Ogun
17h - Ingoma