Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 14/5/2025 - 15:22



Prefeitura inicia ações preparatórias para o Carnaval 2026



Portal de Notícias PJF | Prefeitura inicia ações preparatórias para o Carnaval 2026 | FUNALFA - 14/5/2025

Como parte do processo de escuta, diálogo e planejamento participativo do Carnaval 2026, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em parceria com representantes da sociedade civil, realizará uma série de ações ao longo dos meses de maio e junho. 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer os vínculos entre os diversos agentes envolvidos na realização do Carnaval, incentivar a troca de experiências e acompanhar os preparativos para a edição de 2026 desta manifestação artística, que representa um dos mais relevantes patrimônios culturais da cidade. A intenção é estreitar a relação com agremiações e blocos, identificar demandas, promover mediação de conflitos e construir, de forma coletiva, estratégias de qualificação para a festa.

Confira as etapas das ações:

1. Visita às escolas de samba - 19, 20, 22 e 23 de maio

Objetivo: Estabelecer aproximação direta com as escolas de samba da cidade, conhecendo suas estruturas, ouvindo suas demandas e acompanhando os preparativos para o próximo Carnaval. A ação visa a valorizar o trabalho das agremiações e fortalecer os vínculos institucionais.

 

2. Mesa de diálogo e mediação com as agremiações - 9 de junho

Objetivo: Criar um espaço de escuta e negociação com as escolas de samba, visando a alinhar expectativas, discutir desafios comuns e buscar soluções coletivas para questões estruturais, operacionais e culturais relacionadas ao desfile das agremiações.

 

3. Mesa de diálogo e avaliação com os blocos - 16 de junho

Objetivo: Promover um encontro voltado aos blocos carnavalescos, fortalecendo o diálogo e a articulação com esse segmento, a fim de discutir estratégias de apoio, organização dos cortejos e preservação da diversidade cultural dos blocos de rua.

 

4. Formatação da proposta de capacitação do carnaval - 23 de junho

Objetivo: Elaborar, de forma colaborativa, um plano de capacitação voltado a todos os agentes envolvidos no Carnaval, com foco em temas como produção cultural, gestão de projetos, segurança, sustentabilidade e formação artística, contribuindo para o aprimoramento da festa em seus diversos aspectos.




 IMPRIMIR 
19/6/2026 - SO
PJF realizará sondagens complementares no bairro Industrial neste sábado, 20
19/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora lança pesquisa para conhecer perfil de mulheres empreendedoras
19/6/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe curta mineiro e animação premiada na próxima terça, 23
19/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para costureiro(a) e outras oportunidades de emprego
19/6/2026 - SAS
Cras Sudeste Costa Carvalho promove reflexão sobre autocuidado e fortalecimento feminino
19/6/2026 - DEMLURB
Demlurb promove capacitação voltada à saúde e segurança dos servidores
19/6/2026 - SAS
CREAS promovem encontros para fortalecer ações de combate ao trabalho infantil em Juiz de Fora
19/6/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura garante gratuidade no transporte coletivo para mais estudantes da rede pública
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio disponibiliza carteirinha digital para acesso ao Clube da Caminhada e à Caminhada Noturna
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio participa do 18º Encontro Brasileiro de Museus-Casas
18/6/2026 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2026: confira os jogos da próxima semana
18/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora cria grupo de estudos para auxiliar consumidores em situação de superendividamento em função de vícío em jogos
18/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 36 novas oportunidades de emprego
18/6/2026 - FUNALFA
Funalfa e Polo Audiovisual de Juiz de Fora participam do lançamento do programa Brasil Criativo
18/6/2026 - SESUC
Guarda Municipal recolhe animal silvestre entregue voluntariamente por morador
18/6/2026 - SS
Dia D de Multivacinação acontece neste sábado, 20, em todas as UBSs de Juiz de Fora
18/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor de Juiz de Fora recebe Selo Diamante Sebrae em Brasília
18/6/2026 - SETUR
Educatur leva 42 crianças e adolescentes ao Parque da Lajinha
18/6/2026 - SMU
Rosário de Minas contará com linhas semiexpressas a partir desta segunda-feira, 22
18/6/2026 - EMPAV
PJF realiza mais de 3500 manutenções de luminárias no primeiro semestre de 2026
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora