

Uma série de atividades estão agendadas nos próximos três dias para comemorar o Dia Municipal da Pessoa Idosa, celebrado na próxima sexta-feira (9). A iniciativa é da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Juiz de Fora, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e tem o objetivo de sensibilizar e informar a população idosa sobre temas importantes com a abordagem no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização.
A assessora de políticas para pessoa idosa da SEDH, Maria Cristina Alves Pereira, destaca que, ao valorizar esse público, a PJF atua no sentido de atenuar a existência das desigualdades, preconceitos e estigmas relativos ao envelhecimento. “A SEDH e demais parceiros estão buscando valorizar e incentivar a participação social das pessoas idosas. Diferente de gerações anteriores, em que o envelhecimento muitas vezes significava uma retirada gradual da vida pública, hoje se faz necessário dar ênfase à manutenção da vida ativa e do engajamento comunitário. Portanto, é necessário fomentar ações que promovam o envelhecimento saudável e ativo, com foco em atividades culturais e esportivas, lazer, educação continuada, participação cívica entre outras”.
Confira as atividades:
7 de maio (quarta-feira)
10h - Abertura oficial - Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa/CMJF e Secretaria Especial de Direitos Humanos da PJF
Local: Plenário - R. Halfeld 955, 3º andar - Centro
11h - Vacinação gratuita
Local: Salão Nobre - R. Halfeld, 955 - Centro
8 de maio (quinta-feira)
10h - Blitz Educativa e orientações do Procon Móvel
Local: Parque Halfeld
14h - Palestra - Projeto Pessoa Idosa na Dança da Vida com o professor Júlio Cézar Oliveira (UFJF) e Leonardo Fortuna (Procon)
Local: Plenário
14h30 - Dia da Beleza, com Mary Kay
Local: Salão Nobre
15h30 - Coral "Juiz de Fora em Serenata"
Local: Escadaria da Câmara Municipal
9 de maio (sexta-feira)
8h30 - Atividade física, com o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI)
Local: Parque Halfeld
9h - Ação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e orientações com o Creas-Norte; atendimento de saúde com equipe multidisciplinar - UniAcademia; exposição fotográfica: Arteterapia Intergeracional; Serviço de Saúde do Idoso UBS, equipe da Secretaria de Esporte e Lazer; orientações com a Casa da Mulher da Secretaria Especial da Mulher e acolhimento e escuta da pessoa idosa com o projeto Memória Viva (SEDH)
Local: Parque Halfeld
9h30 - Café de acolhimento
Local: Salão Nobre
9h30 - Orientações com Procon
Local: Parque Halfeld
15h30 - Coral "Grupo Musical da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos"
Local: Escadaria da Câmara Municipal