Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 5/5/2025 - 16:29



Mostra Marcos Pimentel: No mês do aniversário de JF,



Portal de Notícias PJF | Mostra Marcos Pimentel: No mês do aniversário de JF, | FUNALFA - 5/5/2025
Em comemoração ao aniversário de Juiz de Fora, nada mais justo do que as "Terças do Cinema" no Mercado Cultural AICE, neste mês de maio, sejam dedicadas à obra de um dos maiores cineastas da cidade. A Mostra Marcos Pimentel começa nesta terça-feira (6), com o documentário “Fé e fúria”, e segue nas próximas três semanas com “Os ossos da saudade”, “Pele” e “Amanhã”.

Com mais de 90 prêmios em festivais nacionais e internacionais, Marcos Pimentel é um diretor e documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. No Brasil, também é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF, atual UniAcademia).


Confira as sinopses dos quatro filmes que serão exibidos este mês:


FÉ E FÚRIA (Documentário / 103 min / 2019)

Documentário que aborda os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O crescimento desenfreado das igrejas evangélicas e suas relações com os traficantes que comandam as comunidades têm provocado um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas, resultando em inúmeros casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos, mas também na estruturação do território e no comportamento de seus habitantes. “Fé e fúria” aborda a conduta dos “traficantes evangélicos”, revelando como religião e poder caminham juntos nas periferias das grandes cidades brasileiras e alimentam a crescente onda conservadora que paira sobre o país.


OS OSSOS DA SAUDADE (Documentário / 107 min / 2021)

Um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. O corpo, a paisagem, a memória e o tempo. Histórias e lugares construídos com recordação, esquecimento e invenção. Uma viagem pelos territórios da memória, da representação e do pertencimento.


PELE (Documentário / 75 min / 2021)

Junho de 2013, impeachment da Dilma, prisão do Lula, anos Bolsonaro, Lava-Jato, Vaza-Jato... o Brasil recente, seus embates políticos e sociais revistos por meio da “pele” da cidade, nos grafites, pixos, outdoors, cartazes, frases de ordem. As imagens das cidades que refletem o país e também revelam desejos, medos, fantasias e devaneios.



AMANHÃ (Documentário / 106 min / 2023)

Crianças de universos sociais completamente diferentes se cruzaram em 2002 em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.


A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos 1 hora antes da sessão.

O Mercado Cultural AICE fica no segundo piso do Mercado Municipal (Rua Doutor Paulo Frontin 170 – Centro).
 



 IMPRIMIR 
3/6/2026 - SMU
Prefeitura amplia adequações no transporte coletivo e melhora fluxo de ônibus nos acessos à Cidade Alta
3/6/2026 - DEMLURB
Cem dias de trabalho com mais de cem bairros atendidos pelo Demlurb desde as chuvas de fevereiro
3/6/2026 - EMPAV
Rodas de conversa reforçam cuidados com a saúde mental dos trabalhadores da Empav
3/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove evento de doação de mudas pelo Dia do Meio Ambiente
3/6/2026 - SEIR
Centro de Preservação da Memória Negra recebe workshop da fotógrafa sul-africana Zanele Muholi
3/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria no sistema de abastecimento da Região Norte, nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor registra mais de 8,5 mil atendimentos em maio e intensifica apoio aos pequenos negócios durante o Mês do MEI
3/6/2026 - EMCASA
Programa Título Legal realiza mobilização comunitária no Jardim Bom Jesus para regularização de 130 lotes
3/6/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços essenciais da PJF durante o feriado de Corpus Christi,4
3/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para encarregado de obra e outras oportunidades de emprego
3/6/2026 - SEDUPP
Fiscalização fortalece a operação Comércio Legal com mais de 7 mil itens no apreendidos no mês de maio
3/6/2026 - SMU
Trânsito terá alterações por conta das celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDH
PJF lança campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio” e mobiliza rede de solidariedade para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade
3/6/2026 - SS
Combate à dengue é intensificado com bloqueio de transmissão em três bairros nesta quarta, 3
2/6/2026 - PREFEITA
Com novas exposições, Parque e Museu Mariano Procópio são reabertos ao público
2/6/2026 - SMU
Mais segurança viária: Prefeitura instala gradis em frente a nova sede do Colégio de Aplicação João XXIII
2/6/2026 - SEL
Parque Municipal promove edição especial do "Parque em Ação" inspirada na Copa do Mundo
2/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 60 novas oportunidades de emprego
2/6/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos horários de mais 18 linhas de ônibus a partir de quarta-feira, 3
2/6/2026 - SEBEAL
Secretaria do Bem-Estar Animal publica edital para adoção de animais de grande porte
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora