

O Curso ALSO (Advanced Life Support in Obstetrics) tem como principal objetivo capacitar profissionais de saúde (médicos obstetras, enfermeiros obstetras, enfermeiros, obstetrizes e residentes) para emergências obstétricas, com foco na qualidade do atendimento e em salvar vidas das pessoas grávidas e crianças, em casos de risco. O curso foi oferecido em Juiz de Fora, entre os dias 29 de abril e 4 de maio, para 96 profissionais que atuam três em maternidades que atendem gestantes, puérperas e recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, Hospital Dr. João Penido e Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
A formação é baseada em protocolos internacionais e combina aulas teóricas com treinamentos práticos realistas, utilizando simulações em manequins e cenários clínicos, sob a orientação de professores especializados. Presente em mais de 40 países, o programa ALSO é reconhecido globalmente por sua eficácia na qualificação de equipes obstétricas.
No Brasil, o ALSO é organizado pelo ALSO Brasil, que também coordena a realização dos cursos em Angola e Portugal.Todas as intervenções são classificadas conforme o grau de evidência científica, garantindo uma abordagem atualizada e segura. O curso também promove o fortalecimento do trabalho em equipe, o uso de ferramentas modernas de comunicação e a implementação de práticas centradas na pessoa grávida, contribuindo para um cuidado obstétrico mais humano, eficiente e de alta qualidade.
Os protocolos do programa ALSO vão além da capacitação individual, representam o primeiro passo para conceder o selo ALSO de segurança e qualidade obstétrica às instituições comprometidas com a excelência no cuidado. Na comunidade, o programa tem impacto direto na redução de riscos e na preservação de vidas, ao transformar o conhecimento em ação.
Um exemplo significativo dessa transformação é o município de Juiz de Fora, que deu um passo importante rumo à igualdade, equidade e justiça na assistência à saúde materna e infantil ao adotar o programa como parte de sua estratégia de cuidado.
A formação foi custeada através de incentivo financeiro destinado à qualificação da assistência ao parto e nascimento de acordo com a Resolução SES/MG nº 7725/2021 em conformidade com as diretrizes do Programa Rede Cegonha, atual rede Alyne Pimentel.
A carga horária do curso foi de 18 horas, realizado no Hotel Constantino, em Juiz de Fora. Os profissionais foram divididos em três turmas com atividades teóricas e práticas.
A realização do ALSO no município é uma antiga recomendação da Rede Alyne Pimentel Municipal e do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.
Essa ação da Prefeitura integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (#ODS3) - Educação de Qualidade.