Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 24/6/2024 - 14:59



“Caminhando pela História” explora primeiro painel artístico de casas de Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | “Caminhando pela História” explora primeiro painel artístico de casas de Juiz de Fora | SETUR - 24/6/2024

O primeiro painel artístico de casas de Juiz de Fora, considerado um dos maiores macromurais do Brasil, no bairro Esplanada, será visitado pelo projeto "Caminhando pela História" nesta terça-feira, dia 25, às 14h30. Os interessados já podem retirar os ingressos gratuitos na plataforma Sympla. O ponto de encontro será na entrada principal do escadão, localizado na rua Professor Walquírio Seixas de Faria, próximo ao número 610. Para quem utilizar transporte público, as linhas 611 e 612 (Esplanada) passam próximo ao local.

 

Durante o passeio, moradores da comunidade, que participaram de todas as etapas do projeto, desde a concepção da arte até a execução das atividades, explicarão o processo artístico coordenado pelo artista juiz-forano Felipe Lourenço Rosa, mais conhecido como Stain, que atua há 15 anos na comunidade. 

 

Também serão apresentados os painéis internos com a temática "Brasilidades", representando a identidade dos moradores para evidenciar a cultura local. Na viela "Lembranças Edivina", nome escolhido em homenagem a uma residente local, foi construído um deck onde haverá uma pausa para apreciar a vista da cidade. Ao final, Marley Rodrigues, músico do Esplanada, apresentará a canção que compôs em homenagem ao projeto "Colorindo o Habitar".

 

O projeto “Colorindo o Habitar”, foi idealizado pelo Programa Boniteza e coordenado pela Secretaria de Governo, teve como objetivo reafirmar a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, além de garantir o direito à cidade. Além das intervenções artísticas, a prefeitura implementou melhorias no bairro, incluindo a reforma do escadão, serviços de zeladoria como capina, instalação de iluminação em LED, colocação de guarda-corpos e suportes para lixeiras.

 

Os passeios do projeto "Caminhando pela História" são coordenados pela Secretaria de Turismo (Setur). Na comemoração dos 174 anos de Juiz de Fora, as ações contaram com a parceria de diversas secretarias e instituições locais, incluindo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Assistência Social; Fundação Alfredo Ferreira Lage; Cine-Theatro Central; Cervejaria Hofbauer e Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

 

 


 



 IMPRIMIR 
5/2/2026 - SDA
PJF lança edital do Programa de Aquisição de Alimentos para adquirir 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar
5/2/2026 - SESUC
Guardas passam a utilizar nova tecnologia do Governo Federal para registros operacionais
5/2/2026 - SAS
Cras Móvel leva serviços socioassistenciais ao bairro Barreira do Triunfo neste sábado, 7
5/2/2026 - SAS
Oficina de currículo fortalece ações de empregabilidade no Cras Santa Cruz
5/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para auxiliar administrativo e novas oportunidades de emprego
5/2/2026 - SEL
Parque Municipal abre inscrições para novas vagas em projetos esportivos nesta quarta-feira, 11
5/2/2026 - SE
SE inicia neste sábado, 7, capacitação presencial do Pacto Mineiro Pela Alfabetização
5/2/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque da Lajinha tem folia sustentável programada
4/2/2026 - FUNALFA
Teatro Paschoal Carlos Magno abre edital de ocupação
4/2/2026 - SE
Secretaria de Educação abre seleção de estágio em Pedagogia
4/2/2026 - SEL
Juiz de Fora entra no circuito nacional de competições de Judô
4/2/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Fundação Museu Mariano Procópio abre processo seletivo para estágio
4/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para mecânico de manutenção e novas oportunidades de emprego
4/2/2026 - SETUR
Em clima de Carnaval, o Caminhando pela História promove visita à Escola de Samba Real Grandeza neste sábado, 7
3/2/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em estrutura de abastecimento da Cidade Alta, nesta quarta-feira, 4
3/2/2026 - SEIR
CenPre passa a oferecer visitação noturna às quartas-feiras
3/2/2026 - FUNALFA
Feira Des-Apego entra no clima do Carnaval e ocupa o Museu Ferroviário
3/2/2026 - FUNALFA
Curso de Áudios Criativos abre inscrições para formação anual em criação e produção sonora
3/2/2026 - SEDUPP
Prefeitura inaugura nova unidade do DIGA no Mercado Municipal
3/2/2026 - SF
Juiz de Fora aumenta arrecadação no IPTU 2026 e amplia margem de investimento nos serviços públicos
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2

Razão Social: Municipio de Juiz de Fora
E-mail: institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02