Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 30/4/2024 - 15:55



Conselho Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação é retomado em Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | Conselho Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação é retomado em Juiz de Fora | SEDIC - 30/4/2024
Reunião realizada na manhã desta terça-feira, 30, marcou a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Comdeti) de Juiz de Fora. Coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, o encontro teve a presença de titulares e suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil, conforme previsto no Decreto Regulamentador do Conselho (nº 16.372/2024).
 
Durante a reunião, foram definidos o cronograma de atividades do Comdeti e a composição de três grupos de trabalho para encaminhar sugestões ao conselho e ao Executivo: GT para Regulamentação da Lei Municipal da Inovação (constituído por representantes da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa, Secretaria da Fazenda, Sebrae Minas, Associação dos Promotores de Inovação no Empreendimento Moinho); GT para criação do Plano Municipal de Inovação (participação das secretarias de Transformação Digital e Administrativa, Turismo, Funalfa, CRITT/UFJF, IF Sudeste, Embrapa, Centro Industrial); GT para criação do Regimento Interno do Comdeti (Funalfa e Sedic).
 
Os resultados dos trabalhos dos grupos serão apresentados na próxima reunião do Conselho, agendada para 18 de junho.
 
SIMI
 
Foram definidas, ainda, para os dias 21 de maio e 4 de junho, as próximas reuniões do Sistema Municipal de Inovação de Juiz de Fora (Simi-JF), coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento (Sedic), Transformação Digital e Administrativa (STDA) e de Planejamento Urbano (Sepur), além do Sebrae, Fadepe e Associação dos Promotores de Inovação no Empreendimento Moinho (suplente).
 
O Sistema Municipal de Inovação, previsto pela Lei Municipal de Inovação, reúne diferentes atores do ecossistema de inovação da cidade e seu propósito é impulsionar o debate sobre possibilidades de inovação em diferentes setores de atividade, aproximar instituições do poder público, setor produtivo e sociedade civil, no sentido de buscar convergências e vislumbrar ações cooperativas que fortaleçam a inovação na economia de Juiz de Fora.
 
Sobre o Comdeti
 
A retomada do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Comdeti) se deu a partir da aprovação da Lei Municipal de Inovação (nº 14746), no final de 2023. "Tal  Lei era esperada há muito tempo em Juiz de Fora, e os debates foram iniciados logo no início do Governo, em 2021, durante a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo (PDSI)”, explica o secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado.
 
De acordo com o Decreto Regulamentador nº 16.372/2024, o Comdeti deve contar com representação do poder público municipal: Secretarias de Transformação Digital e Administrativa (STDA), de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); de Planejamento Urbano (Sepur); de Turismo (Setur); da Fazenda (SF); da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); e da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), além de quatro representantes das instituições de ciência e tecnologia sediadas em Juiz de Fora, preferencialmente que disponham de Núcleos de Inovação Tecnológica; e quatro representantes do setor empresarial da cidade, representativas dos setores do comércio, indústria, serviços, agropecuária, tecnologia da informação e entidades de apoio ao empreendedorismo.
 
A reunião preliminar para a definição da representação da sociedade civil no conselho aconteceu em março de 2024. 
 
Integram o Conselho:
 
Instituições de ciência e tecnologia:

UFJF, IF Sudeste, Embrapa e Epamig.

Representantes do setor empresarial:

Sebrae Minas (titular); Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (Suplente); Centro Industrial (Titular); Sindicato Rural (Suplente); Fumsoft (titular); Associação dos Promotores de Inovação no Empreendimento Moinho (suplente); Associação Comercial (titular); Sindicomércio (suplente).


 



 IMPRIMIR 
2/10/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF neste domingo de eleições, 4
2/10/2026 - SMU
Ônibus circulam com horários de dias úteis, duas linhas especiais, e com a habitual gratuidade neste domingo de eleições
2/10/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe documentário sobre os 60 anos do Grupo Divulgação
2/10/2026 - SEDIC
Comunidade em Movimento divulga segundo edital de capacitação de mulheres para o bairro Santa Luzia
2/10/2026 - SMU
Corrida e Caminhada do Sest Senat: transporte e trânsito na Zona Norte terão alterações neste sábado, 3
2/10/2026 - PREFEITA
Prefeita anuncia edital para a obra de contenção da Curva da Miséria
2/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem cinco novas oportunidades de emprego cadastradas nesta sexta-feira, 2
1/10/2026 - DEFESA CIVIL
Margarida Salomão institui o Plano de Contingência para Enfrentamento a Desastres Climáticos
1/10/2026 - PREFEITURA
COMUNICADO
1/10/2026 - SMU
Obras alteram trânsito na Avenida Lúcio Bitencourt, no Bairro Industrial
1/10/2026 - SETUR
Educatur promove oficina para idosos nos jardins do Museu Mariano Procópio
1/10/2026 - SMU
Ônibus circulam com horários de dias úteis e com a habitual gratuidade neste domingo, 4, de eleições
1/10/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio não abre neste domingo, 4, em função das eleições
1/10/2026 - MULHERES
Secretaria das Mulheres promove roda de conversa sobre o setembro amarelo
1/10/2026 - DEMLURB
Demlurb participa do 1º Encontro Mineiro de Psicologia no contexto de riscos e desastres
1/10/2026 - SDA
Segunda edição do Encontro de Produtores de Pecuária Leiteira reúne 21 produtores em curso de fabricação de queijos padrão e meia cura em Juiz de Fora
1/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem nova oportunidade para Trancista Auxiliar, e mais outras 11 vagas de emprego cadastradas no dia de hoje.
1/10/2026 - FUNALFA
PJF lança o último edital do Ciclo 2 da PNAB com investimento de R$ 500 mil para ações culturais continuadas
30/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 8 novas oportunidades de emprego cadastradas no dia de hoje, e mais de 350 outras vagas nesta semana.
30/9/2026 - CESAMA
Duas interrupções no abastecimento de água podem afetar regiões Leste, Centro e Sudeste nesta quinta-feira, 1º
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora