Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 15/4/2024 - 11:25



Mais de 12 mil doses são aplicadas no Dia D de Vacinação contra a Gripe



Portal de Notícias PJF | Mais de 12 mil doses são aplicadas no Dia D de Vacinação contra a Gripe | SS - 15/4/2024
No último sábado, 13, foi realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) o Dia D de Vacinação contra a Gripe. Abrangendo públicos alvos de diversas idades e profissões, foram aplicadas 12.052 doses do imunizante nos diversos postos espalhados pelo município. 

Segundo a prefeita Margarida Salomão, “são mais de 12 mil doses de vacina contra a gripe aplicadas no sábado, no dia D. Mais uma vez, Juiz de Fora apostando na prevenção. E nós, com o nosso trabalho, da saúde, dos trabalhadores de saúde, garantindo qualidade de vida para todo mundo. Viva o SUS, viva a saúde pública”.

O público alvo da vacina contra a Influenza são as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais; os professores; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

As vacinas seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Em 34 UBS’s que tiveram o horário estendido (confira a lista abaixo), a vacinação contra a gripe acontece das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados de 8h às 11h.  As unidades de Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa, funcionarão de 9h às 16h sem intervalos. Às quintas essas 38 UBS’s não funcionarão de 14h às 16h. Nas unidades restantes, o horário é das 9h às 10h30 e das 13h às 16h, exceto às quintas, quando o horário da tarde é das 13h às 14h30. O Serviço Saúde do Idoso (Sasi) também aplica os imunizantes, exclusivamente para a população maior de 60 anos, de 8h às 16h, e o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) oferece os imunizantes para as crianças de seis meses a menores de seis anos, para as grávidas e puérperas, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h.

A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema. 

São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar documentação que comprove o vínculo ativo. Os profissionais do transporte e caminhoneiros, assim como os de segurança e salvamento e das Forças Armadas também precisam apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função.

No caso dos professores, deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor. Todos os professores das escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado.
 
A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.
 
Locais:
 
34 Unidades Básicas de Saúde (UBS): das 9h às 18h (segunda à sexta-feira); 9h às 13h30 e das 16h às 18h (quinta-feira); 8h às 11h (sábados):
 
Alto Grajaú
 
Bairro Industrial
 
Bandeirantes
 
Cidade do Sol
 
Filgueiras
 
Furtado de Menezes
 
Granjas Bethânia
 
Jardim Esperança
 
Jardim Natal
 
Jóquei Clube I
 
Jóquei Clube II
 
Linhares
 
Marumbi
 
Milho Branco
 
Monte Castelo
 
Nossa Senhora Aparecida
 
Nova Era
 
Progresso
 
Retiro
 
Santa Cecília
 
Santa Cruz
 
Santa Efigênia
 
Santa Luzia
 
Santa Rita
 
Santo Antônio
 
Santos Dumont
 
São Benedito
 
São Judas Tadeu
 
São Pedro
 
São Sebastião
 
Teixeiras
 
Vale Verde
 
Vila Esperança
 
Vila Ideal
 
Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa: das 9h às 16h (segunda à sexta); 9h às 14h30 (quinta-feira)
 
Demais Unidades Básicas de Saúde (UBS): das 8h às 10h30 e das 13h às 16h (segunda à sexta); 8h às 10h30 e das 13 às 14h30 (quinta-feira).
 
O Serviço Saúde do Idoso (Sasi) - Rua Batista de Oliveira, n° 943 - Centro - Exclusivo para os maiores de 60 anos: de 8h às 16h.
 
Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) - Rua São Sebastião, 772/776, Centro - exclusivo para crianças de seis meses a menores de seis anos, para as grávidas e puérperas: 8h às 11h30 e das 13h às 15h (segunda a sexta).



 



 IMPRIMIR 
5/6/2026 - DEMLURB
Dia Nacional da Reciclagem: Programa “Lixo Zero” reforça compromisso com uma cidade mais sustentável.
3/6/2026 - SMU
Prefeitura amplia adequações no transporte coletivo e melhora fluxo de ônibus nos acessos à Cidade Alta
3/6/2026 - DEMLURB
Cem dias de trabalho com mais de cem bairros atendidos pelo Demlurb desde as chuvas de fevereiro
3/6/2026 - EMPAV
Rodas de conversa reforçam cuidados com a saúde mental dos trabalhadores da Empav
3/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove evento de doação de mudas pelo Dia do Meio Ambiente
3/6/2026 - SEIR
Centro de Preservação da Memória Negra recebe workshop da fotógrafa sul-africana Zanele Muholi
3/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria no sistema de abastecimento da Região Norte, nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor registra mais de 8,5 mil atendimentos em maio e intensifica apoio aos pequenos negócios durante o Mês do MEI
3/6/2026 - EMCASA
Programa Título Legal realiza mobilização comunitária no Jardim Bom Jesus para regularização de 130 lotes
3/6/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços essenciais da PJF durante o feriado de Corpus Christi,4
3/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para encarregado de obra e outras oportunidades de emprego
3/6/2026 - SEDUPP
Fiscalização fortalece a operação Comércio Legal com mais de 7 mil itens no apreendidos no mês de maio
3/6/2026 - SMU
Trânsito terá alterações por conta das celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDH
PJF lança campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio” e mobiliza rede de solidariedade para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade
3/6/2026 - SS
Combate à dengue é intensificado com bloqueio de transmissão em três bairros nesta quarta, 3
2/6/2026 - PREFEITA
Com novas exposições, Parque e Museu Mariano Procópio são reabertos ao público
2/6/2026 - SMU
Mais segurança viária: Prefeitura instala gradis em frente a nova sede do Colégio de Aplicação João XXIII
2/6/2026 - SEL
Parque Municipal promove edição especial do "Parque em Ação" inspirada na Copa do Mundo
2/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 60 novas oportunidades de emprego
2/6/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos horários de mais 18 linhas de ônibus a partir de quarta-feira, 3
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora